As ações do Poder Público municipal para atenuar os problemas dos alagamentos decorrentes das fortes chuvas na cidade tiveram início na semana passada com a presença dos caminhões hidrojato e hidrovácuo, os quais estão promovendo a limpeza das bocas de lobo e das galerias pluviais do município. Desde que se iniciou a ação, a quantidade de objetos retirados dos locais onde a água deveria fluir em direção aos rios que margeiam Paranaguá é considerada absurda.
À frente da ação de limpeza está o vice-prefeito e secretário municipal de Obras Públicas, Arnaldo Maranhão, o qual falou sobre a situação em que se encontravam as galerias. “Encontramos todo o tipo de objetos que se imagina, desde bolas de futebol até quadros de bicicletas. Infelizmente, a manutenção destes ambientes, que são importantes para o escoamento da água da chuva, deixou de ser feita, situação que vem contribuindo para os alagamentos que vemos a cada chuva mais forte que cai sobre a cidade. Por isso, estamos certos de que a limpeza realizada vai ajudar a reduzir os alagamentos daqui para frente”, acredita.
“A população precisa colaborar e ajudar a evitar que as manilhas fiquem obstruídas a ponto de fazer com que a água da chuva inunde ruas e casas. No entanto, não havendo a colaboração que se pede, vamos, enquanto administração municipal, agir de forma a notificar e multar quem for promover este tipo de situação que prejudica toda a cidade”, declarou o vice-prefeito.
Prefeito Marcelo Roque e o vice e secretário de Obras, Maranhão, acompanhando a ação do caminhão hidrovácuo
Nesta semana, os caminhões hidrovácuo e hidrojato, os quais foram locados por 90 dias para o serviço de desobstrução das galerias pluviais, vão estar na região do Beira Rio e bairros adjacentes. Na semana anterior, eles passaram pelo Centro, Valadares e também o Beira Rio.