Editorias

A Liberdade segundo a Maçonaria

A Maçonaria preserva fielmente a tríplice, ou seja, a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade, falemos hoje sobre a Liberdade

qv2zkqrq 1601069043

A Maçonaria preserva fielmente a tríplice, ou seja, a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade, falemos hoje sobre a Liberdade:

“Artigo quinto: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade” – (Constituição Brasileira, 1988).

“A Maçonaria é uma instituição filosófica”; “o caráter principal do maçom é ser livre e de bons costumes”; “O objeto essencial da Maçonaria é, na verdade, sua ação moral”; “Maçons fazem um estudo sereno e sério dos fenômenos históricos da religião e política”; “trabalham para o advento de novas ideias”; “a inteligência é, para nós, a mais perfeita manifestação da vida”; “…Onde o ensino é permanente, não pela palavra do presidente e do orador, mas, principalmente, pelo trabalho do adepto”; “A fecundação das ideias se faz no silêncio”; “A amizade fraternal, que liga os bons maçons, é o laço de união da ordem maçônica”.

 São três os aspectos em que se desfruta a mais ampla liberdade: consciência, espiritualidade e pensamento. Nenhum déspota pode mudar ou censurar o que se passa na mente do cidadão. Legisladores podem escrever as leis mais perfeitas, mas estas são nada perante a vontade individual. Apenas o próprio cidadão pode sabotar-se ou libertar-se no recôndito de seus processos mentais; é o trabalho na pedra bruta; o autoconhecimento. Daí ser lógico afirmar que a Maçonaria não dá nada para ninguém; todo progresso pessoal é resultado de esforço individual e intransferível. A liberdade jaz dormente na memória das pessoas, é parte do projeto da criatura, basta uma leve provocação para despertá-la; é o que ocorre nos debates entre os obreiros na sublime instituição. A Maçonaria entra com o sistema, o local, as ferramentas; o adepto com sua alma, coração e mente. Liberdade é resultado da convivência fraterna de pessoas em busca de sua liberdade individual.

Liberdade maçônica não é aquela em nome da qual já foram cometidos os mais perversos crimes, opressão, desajuste social, desequilíbrio e desilusão. Liberdade maçônica reside no pensamento. É nos processos cognitivos que qualquer cidadão torna-se absolutamente livre. É isto que o sistema da Maçonaria tenta – poucos o percebem – colocar na mente de seus adeptos. É pelo pensamento que a Maçonaria liberta o homem para sua função de edificador social. É do pensamento, da conceituação deísta da Maçonaria, que nasce a noção, o conceito de Grande Arquiteto do Universo, a síntese de liberdade absoluta e que permite a convivência pacífica dos seres humanos.

É pelo amor fraterno que o homem torna-se digno do sopro de vida que anima seu trabalho sobre a superfície paradisíaca deste lindo planeta azul, o qual se desloca em uma velocidade vertiginosa a um destino desconhecido. Cabe à criatura fazer parte nesta viagem pelo espaço infindo desfrutando liberdade absoluta em seu pensamento e liberdade relativa em suas relações com as outras criaturas da biosfera terrestre.

Yassin Taha

Dep. Federal

Você também poderá gostar

A Liberdade segundo a Maçonaria

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.