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Economia

O futuro dos Jornais Diários em debate

Tema foi abordado durante o 18.º Congresso dos Diários do Sul do Brasil

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O destino do jornal, as tendências digitais para os jornais regionais e como reinventar os jornais no mundo digital, o jornalismo e a excelência em gestão, além dos cases de sucesso dos veículos de comunicação, foram alguns dos temas abordados durante a realização do 18.º Congresso dos Diários do Sul do Brasil. O evento, promovido pela Associação dos Diários do Estado do Rio Grande do Sul (ADI), aconteceu de 7 a 9 de outubro, no município de Canela/RS, reunindo profissionais dos principais jornais diários do Estado e convidados de Santa Catarina e Paraná.

O Congresso contou com a presença do governador do Estado, José Ivo Sartori, que esteve acompanhado do seu secretário de Comunicação, Cleber Benvegnu. Além deles, também prestigiaram o evento, o deputado federal e secretário da Frente Parlamentar de Mídia Regional instalada em Brasília, Jones Martins, o presidente da ADI/RS, Sérgio Luiz Klafke, o presidente da ADI Brasil, Jedaías Pereira Belga, o presidente da Federação Nacional de Jornais e Revistas, André Luís Jungblut, o presidente da ADI Santa Catarina, Âmer Félix Ribeiro, e o presidente do Conselho da ADI/RS e vice-presidente da ADI Brasil, Eládio Dios Vieira da Cunha.

 

GESTÃO E APROXIMAÇÃO COM MÍDIAS DIGITAIS

Os convidados especiais do Congresso deixaram valiosos ensinamentos aos participantes: Lourival Sant’Anna – colunista e blogueiro do Jornal Estadão e analista internacional da Rádio CBN; Fred Pacheco, professor na Business School de São Paulo, com passagens por veículos como o Terra, o IG e a BooBox; Eduardo Tessler, especialista em reorganização de redações e integração de meios de comunicação em todo o mundo; e José Paulo da Rosa, doutor em educação e Diretor Regional do SENAC/RS.

De acordo com os especialistas, os jornais regionais precisam, cada vez mais, trabalharem com profundidade as notícias da comunidade, com matérias analíticas e bem elaboradas. Além disso, precisam ter agilidade na informação local e utilizarem conjuntamente as diversas multimídias à disposição, com tecnologia e conteúdo. A maior e mais importante mudança é a migração do jornal impresso para as mídias digitais, alertam. Para os profissionais, os novos momentos de consumo da informação exigem, também, novos formatos de publicidade, quebrando paradigmas na relação com os anunciantes dos jornais.

O Congresso também abordou a necessidade de se implantar um processo de qualidade na gestão dos veículos de comunicação, melhorando o desempenho das empresas e contribuindo para a longevidade dos jornais.

Para o presidente da ADI/RS, Sérgio Klafke, alertando sobre a necessidade de projetar o futuro, o Congresso apresentou um cenário desafiador no momento em que vivemos uma 'midiamorfose'. “Por ter vivido crises econômicas dos anos 80 e 90, acredito que os desafios enfrentados hoje, além da 'midiamorfose' com a migração do leitor do impresso para o eletrônico, enfrentamos também o componente da crise econômica, que agrava esta realidade. Perdemos assinantes, perdemos anunciantes, mas penso que, com a virada econômica que vai acontecer, os jornais e os veículos de comunicação, como um conjunto, vão conseguir recuperar terreno e se colocar em patamar mais estável como negócios”.

Sérgio Klafke ainda afirma que “os veículos de comunicação vivem uma transformação de audiência e é preciso estar atento e ser arrojado para acompanhar este processo, sob pena de sair do mercado”.

 

PRÊMIOS DE EXCELÊNCIA

O Congresso também serviu para o anúncio e entrega dos Prêmios ADI/FECOMÉRCIO de Excelência em Gestão 2016, que teve como tema principal os “Cases de Sucesso dos Jornais” e ADI de Excelência em Jornalismo Econômico 2016, abordando o tema “As indústrias querem gerar empregos, mas os governos não deixam”.

Esta premiação tem por objetivo estimular, motivar e destacar as iniciativas inovadoras e empreendedoras, desenvolvidas pela equipe de colaboradores dos jornais, que produzem conteúdo editorial de destacada qualidade e interesse social, buscando a excelência e atingindo a satisfação de seus clientes.

Os premiados na Excelência em Gestão foram: Jornal do Povo, de Cachoeira do Sul (1.º lugar); Jornal Gazeta do Sul, de Santa Cruz do Sul (2.º lugar); e Jornal Diário Popular, de Pelotas (3.º lugar).

No Prêmio Excelência em Jornalismo Econômico a premiação ficou assim: Jornal Folha do Mate, de Venâncio Aires (1.º lugar); Jornal O Informativo do Vale, de Lajeado (2.º lugar); e Jornal do Povo, de Cachoeira do Sul (3.º lugar).

 

Jornalista Luís Afonso Rech

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