conecte-se conosco

Economia

Movimento de barcos para a Ilha do Mel ainda é fraco

Barqueiros acreditam que em novembro a procura aumente

Publicado

em

O turismo e a baixa temporada têm provocado uma queda na procura nas linhas de embarcações para as ilhas de Paranaguá, principalmente para a Ilha do Mel. De acordo com os barqueiros, a maioria é formada por moradores na localidade que utilizam o trajeto diariamente.

A capacidade da embarcação é de 90 pessoas, mas em média de 20 a 40 passageiros estão utilizando as linhas para a Ilha do Mel às 9h30 e, às 15h30, essa quantidade chega a ser reduzida para menos de dez pessoas. “Infelizmente nós temos que sair, até mesmo com uma pessoa no barco como já aconteceu. É uma linha fixa e temos que  cumprir os horários”, contou o barqueiro Osmail Alves, que atua na profissão há 40 anos.

 

 

Em época de temporada, os números são bem maiores, ou seja, 180 pessoas por dia com as duas embarcações lotadas em ambos os horários e, com isso, são colocadas linhas adicionais. Os barqueiros acreditam que o movimento melhore a partir de novembro, precisamente após a Festa do Rocio. “Depois da Festa da Padroeira, passando o dia 15 de novembro, o movimento aumenta bastante. Todo o ano é assim neste período”, conta Osmail.

Alceu dos Santos, comerciante que atua no ponto de embarque desde 1990, também espera novembro para o aumento no movimento. Ele acredita que a procura intensifica em virtude do calor.

O guarda municipal Gilson Carvalho, que trabalha na estação náutica, também ressaltou o baixo movimento, mas em compensação ele destacou que os turistas estrangeiros continuam visitando a Ilha do Mel. “Esta semana em plena segunda-feira atendemos aqui um grupo de franceses que veio conhecer a Ilha do Mel. O movimento está fraco para o turismo interno por causa da baixa temporada, mas os estrangeiros sempre estão presentes”, destacou.

Os barcos para a Ilha do Mel saem todos nos dias do trapiche da Rua da Praia às 9h30 e às 15h30. A saída da Ilha do Mel com destino a Paranaguá acontece às 8h e às 16h30 (Nova Brasília) e 7h30 e 17h (Encantadas). Além destas embarcações de linhas existem ainda as canoas que fazem o transporte dos moradores da Ilha dos Valadares em menos de 10 minutos, ou até mesmo para um passeio até o Porto passando em frente à Ilha da Cotinga. 

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress