Logotipo

Ronaldo Damasceno: um parnanguara amante da fotografia

17 de agosto de 2019

“É importante divulgar nossas belezas em fotografias e mostrar que nossa Paranaguá e litoral têm um potencial incrível, sempre buscando aumentar a autoestima do nosso povo”, afirma Damasceno (Foto: Ronaldo Damasceno)

Compartilhe

Fotógrafo retrata o seu amor a Paranaguá e ao litoral através de imagens únicas

O Dia Mundial da Fotografia acontece na segunda-feira, 19. A data foi escolhida como celebração à invenção do daguerreótipo, o antecessor das câmeras fotográficas, que teve sua criação anunciada mundialmente no dia 19 de agosto de 1839 pela Academia Francesa de Ciências, invenção do francês Louis Daguerre graças aos estudos de Joseph Niépce. Saindo da França e voltando a Paranaguá, após quase dois séculos, um dos defensores e autor de belas fotografias do município e do litoral é Ronaldo dos Santos Damasceno, fotógrafo, cinegrafista e mergulhador, que retrata o seu amor à Cidade-Mãe do Paraná e à região litorânea por meio das fotografias. 

Segundo ele, o seu amor à fotografia começou cedo. “Meu interesse veio desde muito novo. Sempre fui apaixonado pela natureza e assistia a muitos documentários sobre o assunto. Meu primeiro contato com a fotografia foi com meu vizinho, Celso Amopa, eu era amigo dos filhos dele”, explica Damasceno.

Outro fator indutor do seu interesse pela área fotográfica foi a experiência com a Publicidade. “Trabalhei na gráfica do meu tio, trabalhei com propagandas em vídeo”, explica. “Atualmente trabalho como cinegrafista prestando serviços à TV local e de fora”, observa. 

Ronaldo é autor de belas imagens de Paranaguá e da região e destaca a importância do estudo e de sair da zona de conforto para ser um fotógrafo diferenciado (Foto: Ronaldo Damasceno) 

As redes sociais de Ronaldo Damasceno são um verdadeiro álbum de belezas em imagens de Paranaguá e do litoral, principalmente de áreas naturais da região, visto que ele também utiliza o fato de ser mergulhador como forma de tirar fotografias únicas. “É importante divulgar nossas belezas em fotografias e mostrar que Paranaguá e litoral têm um potencial incrível, sempre buscando aumentar a autoestima do nosso povo”, explica. 

Para quem quer ser fotógrafo ou está dando os primeiros passos na área, Damasceno afirma que é necessário muito empenho e sair da zona de conforto diariamente. “O estudo tem que ser diário, pois sem ele você será apenas mais um fotógrafo no meio de tantos outros. Busco conhecimento a cada dia, sempre estudando técnicas novas. Outro foco é sempre incentivar os fotógrafos mais novos”, finaliza Damasceno. 

Confira algumas fotos do fotógrafo Ronaldo Damasceno: 


Colunistas