Na quinta-feira, 5, às 19h30, acontece a apresentação do espetáculo “Júlia na Janela” no Teatro Rachel Costa. A peça marca o início das atividades do Outubro Rosa em Paranaguá, campanha de conscientização sobre o câncer de mama.
A entrada é a doação de 1 quilo de alimento não perecível. Toda a arrecadação será destinada ao Instituto Peito Aberto que oferece assistência às portadoras de câncer de mama em todo o litoral.
Júlia da Costa viveu de 1844 a 1911, sendo considerada a primeira poetisa paranaense. É até hoje uma das parnanguaras mais debatidas e apresentadas no teatro e em obras literárias.
Atriz Eliane Martins interpreta o Monólogo Júlia na Janela
A peça é um monólogo interpretado pela atriz e professora universitária Eliane Martins e o texto é de autoria de Teresa Teixeira de Brito. Esta será a segunda apresentação do espetáculo em Paranaguá, a primeira foi direcionada para os estudantes do magistério, sendo encenada na Biblioteca Leôncio Correia. O monólogo conta com a participação do músico paranaense Manoel Anísio Moscalewski, o qual musicalizou alguns dos poemas de Júlia da Costa.
Após a repercussão positiva, o monólogo retorna com apresentação aberta ao público em geral, através de uma iniciativa do Rotary Club de Paranaguá-Rocio, Rotaract Club de Paranaguá Rocio, Interact Club de Paranaguá Taguaré e Instituto Peito Aberto.
Edson Veiga, à direita, governador assistente do Rotary Club de Paranaguá Rocio, com o elenco do espetáculo