Logotipo

Oficinas culturais estão com matrículas abertas

09 de janeiro de 2019

Pessoas de todas as idades poderão entrar em contato com o desenho, pintura, música, teatro, canto e dança, gratuitamente

Compartilhe

Estão abertas as inscrições para 13 oficinas culturais ofertadas gratuitamente pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Os cursos são voltados para pessoas de todas as idades que tenham vontade de entrar em contato com a dança, teatro, pintura, desenho ou que desejam aprender a tocar algum instrumento musical. Os locais variam de acordo com as oficinas: Casa Elfrida Lobo, Casa Cecy, Céu das Artes e Casa Brasílio Itiberê. Para se inscrever basta ir ao local até o dia 8 de fevereiro, munido de documento de identificação. 

Os professores foram selecionados de acordo com critérios importantes como a graduação na área. A artista plástica Beni Moura, por exemplo, a qual tem 40 anos de atividades nas artes, irá ministrar a oficina de pintura e desenho.

A Artista Plástica Beni Moura pretende descobrir novos talentos nas artes visuais

“Minhas oficinas tanto a de desenho quanto a de pintura estão voltadas para o público em geral. Ambas serão de formação com teoria e prática. Porém, se tiver procura de artista haverá espaço para fazer um trabalho de aperfeiçoamento. O meu principal objetivo é movimentar as artes visuais em Paranaguá que infelizmente aos poucos foi enfraquecendo. Vários dos nossos bons artistas já não se encontram entre nós. E não estamos tendo renovação. Espero poder contribuir para essa renovação e o surgimento de novos talentos”, destacou.

O professor Wanderlem Silva também falou sobre sua oficina, a qual é voltada para o canto.

Wanderlem vai ministrar oficina de canto

“A minha oficina é dividida em duas modalidades, as aulas de canto, em que os alunos fazem aula em turmas de 4 alunos, para aqueles que querem fazer o curso completo. E as aulas de canto livre com até 20 alunos, aberta à comunidade interessada em aprimorar sua voz, mas de forma mais descontraída”, explica.

O professor Ruddy Rojas irá ministrar aulas de violão. Ele explica que o aluno irá ter noções de postura e conceitos de posicionamento (aluno e instrumento).

“Trabalhamos a estrutura de mão direita e da mão esquerda, estrutura e nomenclatura do violão, apoio de pé (ergonomia), apresentação das notas musicais, partitura, estudo do repertório para iniciante e intermediário e avançado. Inclui ainda escalas maior e menor e aperfeiçoamento da sonoridade”, destaca.

Confira os locais de inscrição das oficinas disponíveis: 

Música: Casa Elfrida Lobo
Artes Visuais: Casa Cecy
Artesanato: Casa Cecy
Arte Urbana: CEU das Artes e Casa Cecy
Cultura Popular: Casa Cecy
Dança Contemporânea: Casa Cecy
Street Dance: CEU das Artes
Dança Étnica: CEU das Artes e Casa Cecy
Cinema: Casa Cecy
Contação de História: CEU das Artes
Ed. Patrimonial: Casa Cecy
Teatro: CEU das Artes e Casa Cecy
Literatura: Casa Brasílio Itiberê e Casa Cecy

Colunistas