conecte-se conosco

Cultura

Nova Casa do Fandango é inaugurada hoje

Ás 11h acontece a inauguração do Espaço Cultural Casa Mestre Aorelio

Publicado

em

Hoje 21, às 11h, acontece a inauguração do Espaço Cultural Casa Mestre Aorelio. A nova Casa do Fandango foi construída no bairro Sete de Setembro e será a sede da Associação Mandicuera de Cultura Popular. 

Uma programação festiva promete marcar a inauguração. Inicia às 11h, com cerimônia na Capela do Divino, em seguida almoço caiçara (R$ 25,00) e na sequência apresentações de fandango com baile até às 21h. O evento é aberto ao público em geral. 
O espaço leva o nome do Mestre Aorelio, um dos responsáveis pelo resgate do fandango e da cultura caiçara no litoral. De acordo com Aorelio, ter o nome no empreendimento é um grande reconhecimento. “Significa a dedicação da minha vida, exclusivamente para a preservação das culturas tradicionais. Minha casa agora se abre e se adapta para doar, promover, preservar, compartilhar e salvaguardar”, destacou. 

As atividades entram agora em uma nova fase, a qual será marcada pela expansão. 

A nova sede foi construída através do Programa TCP de Salvaguarda do Fandango Caiçara. A TCP executa em Paranaguá o “Programa de Gestão de Bens Imateriais” com o objetivo de Salvaguardar o Fandango Caiçara, cultura tradicional parnanguara reconhecida como um patrimônio cultural brasileiro.

15 ANOS DE ATIVIDADES 

A Associação Mandicuera, fundada em 2004, é uma entidade formada por um grupo de pessoas interessadas em revitalizar atividades culturais do litoral. Reconhecida nacionalmente e também no exterior, fica sediada na Ilha dos Valadares, em Paranaguá. 
A associação cresceu e virou ponto frequentado. Hoje tem uma orquestra de instrumentos típicos e promove festas caiçaras. Tem ainda oficina de luteria, onde é possível aprender a construir instrumentos musicais.

Tem como lema a preservação e difusão do patrimônio imaterial, agregando iniciativas que visam à prática, ao estudo e à divulgação da cultura popular caiçara. Promove ações conscientes do papel transformador que a cultura pode exercer na comunidade. O trabalho desenvolvido pelo Mandicuera foi registrado, juntamente com outros grupos de culturas tradicionais, em uma pesquisa que deu origem ao documentário intitulado “Fandango”, lançado no Instituto Goethe, em Curitiba. Além do Fandango, também resgatou e hoje apresenta o Boi de Mamão e a Folia do Divino.  
 

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress