conecte-se conosco

Cultura

MAE já recebeu 10.705 visitantes este ano

Museu está com a nova exposição “Deuses que Dançam”

Publicado

em

De acordo com dados estatísticos, o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Paranaguá, recebeu mais de 10 mil visitantes no período compreendido entre janeiro a junho. “O Museu foi visitado por 10.705 até 25 de junho e, desse total, 10.497, ou seja, 98,06% desse público, é formado por visitantes nacionais e 208 por estrangeiros, o que corresponde a 1,94%”, informou o auxiliar administrativo do MAE, Luiz Cesar Rodrigues. Quanto ao público local, a visita ao MAE foi de 3.461, o que equivale a 32,33%.

Com relação a visitas de instituições de ensino, Rodrigues destacou que até 25 de junho, foram 65 escolas com um público de 2.101, o que corresponde a 19,63%. “Dos 176 dias do ano, o Museu de Arqueologia e Etnologia ficou aberto ao público 154 dias, ou seja, 87,50% dos dias. Em todo o ano passado houve queda no número de visitantes em virtude da ainda situação da dengue recebendo 18.853. Portando, este ano, já passamos da metade da visitação, registrando 56,78%. Até agora, os primeiros meses ganham em todos os aspectos, considerando os mesmos meses de 2016”, ressaltou Rodrigues. No sábado, além de outros visitantes, o MAE recebeu a visita de alunos do Ensino Médio, do Colégio Estadual Presidente Abraham Lincoln, da cidade de Colombo. Na oportunidade, os estudantes puderam conferir as exposições que estão sendo exibidas no Museu atualmente.

 


Até 25 de junho, alunos e professores de 65 instituições de ensino visitaram o MAE

 

 

EXPOSIÇÃO

No dia 21, foi inaugurada a exposição “Deuses que Dançam”. É a oportunidade para conhecer o universo dos orixás no Candomblé. Realizada em parceria com o curso de licenciatura em Artes da UFPR, a exposição apresenta os Orixás, segundo o Candomblé, ancestrais africanos responsáveis por proteger as forças que regem a natureza, representados na exposição por manequins que “vestem” as divindades dançantes. “Desta forma, a proposta da exposição é trazer, independente de crença religiosa, um pouco da estética da cultura proveniente do Candomblé, como suas danças e sua música. Busca também possibilitar o conhecimento de seu universo, apresentado na mostra com cada elemento presente em suas manifestações (objetos, cores, enfeites, contas, comidas, bebidas, músicas, trajes típicos, gestos e coreografias).

A Exposição “Deuses que Dançam” permanecerá aberta no MAE até dia 25 de maio de 2018. O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR está localizado na Rua XV de Novembro, 575, Centro Histórico. A entrada é gratuita.

 

Publicidade


Em alta