conecte-se conosco

Cultura

Festa de Nossa Senhora do Rocio é apresentada à imprensa

Este ano serão realizadas seis procissões durante a programação

Publicado

em

O Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio realizou na tarde de quinta-feira, 3, uma coletiva de imprensa para apresentação oficial da Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná. A festa acontece de 3 a 16 de novembro, em Paranaguá.

Estiveram presentes à coletiva o reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, padre Marcos Vinicius, e o coordenador geral da festa, Adan Carlos Silva, além de diversos veículos de imprensa de Paranaguá e do Estado do Paraná. 

O reitor do Santuário falou sobre os principais detalhes do evento e fez uma avaliação da coletiva. “Foi uma conversa muito boa com a imprensa, e isso ajuda muito na divulgação da novena e dos festejos em favor da padroeira do Paraná. Achei a participação muito boa e irá nos ajudar na divulgação e na evangelização, pois também é através dos meios de comunicação que acontece a evangelização”, destaca o reitor, explicando que este ano foi trabalhado como tema referente ao Ano da Misericórdia. “Com a Mãe do Rocio estaremos trabalhando o Ano da Misericórdia, instituído pelo Papa Francisco”, completou.

Uma novidade este ano é a Novena às 15 horas. “Vamos abrir este ano a novena às 15h e, provavelmente, se der tudo certo, com a experiência deste ano, vamos valorizar mais este horário no ano que vem justamente para os idosos”, enfatiza o reitor.

 

 

A expectativa da organização é de boa participação de fiéis e peregrinos. Para que os participantes possam usufruir a festa com segurança, o evento conta com uma união das polícias Militar e Civil e da Guarda Municipal que estarão presentes, além da segurança interna. 

O coordenador geral da festa, Adan Carlos, destacou outra mudança aparente para quem chega ao Santuário do Rocio. “Todo aquele comércio que ficava na Rua José de Azevedo foi levado para uma grande área na Praça da Fé. As pessoas que chegarem ao Santuário levarão um susto, pois irão ver o portal e a igreja. E todo o comércio, área gastronômica e o parque de diversão estará na Praça da Fé”, disse Adan.

Este ano serão realizadas seis procissões, no dia 5, às 16h, a 5.ª procissão Ciclística, com bênção das bicicletas, no dia 6, das 15h às 18h, 3.ª Procissão Cavalgada, e às 16, 10.ª Procissão Motorizada. No dia 13, às 10h, 13.ª Procissão Marítima, e no dia 15, às 16h, a 203.ª Procissão Solene e no dia 16, às 18h, Procissão Solene de Retorno, após Missa na Catedral Diocesana de Paranaguá, que iniciará às 17h.   

“Em nome do Santuário de Nossa Senhora do Rocio, em nome dos Padres Redentoristas, dos colaboradores, dos Guadiões, que são parnanguaras e devotos, convidamos todos para estarem conosco na novena em preparação para a Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paranaguá. Vamos juntos celebrar a vida e o mistério de Deus, na pessoa da Mãe do Rocio que nos encaminha ao seu filho Jesus, que trouxe a misericórdia do Pai para nós. Todo o povo parnanguara neste momento é o guardião do Santuário que vai acolher peregrinos e peregrinas, devotos e devotas das mais variadas localidades”, convida o reitor.

A Festa do Rocio é o maior evento popular do Sul do Brasil e o quarto maior religioso do País. Em sua dimensão histórica e cultural a Festa tem como características valorizar as manifestações religiosas do litoral paranaense.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress