conecte-se conosco

Cultura

Festa de Nossa Senhora do Rocio começa hoje

Novenas iniciam no domingo, às 6h, 15h e 18h

Publicado

em

A abertura oficial das festividades de 2016 da Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná, acontece na quinta-feira, 3, às 19h. As novenas terão início no domingo, 6, às 6h, e também acontecerão às 15h e às 18h.

O reitor do Santuário, padre Marcos Vinícius, enfatizou que, na quinta-feira, haverá somente a missa noturna. “Teremos essa única missa para fazer a abertura oficial da festa. É uma celebração mais solene, todas as empresas que receberam a visita da imagem de Nossa Senhora do Rocio poderão ir com seus representantes. No domingo, às 6h, teremos o início da novena. Na programação, está missa, mas é a mesma coisa”, esclareceu padre Marcos.

Na sexta-feira, 4, haverá missa às 19h. No sábado, 5, acontecerá a 5.ª Procissão Ciclística de Nossa Senhora do Rocio, com bênção das bicicletas, a partir das 16h, além de missa às 19h. No domingo, iniciarão as novenas, às 6h, missa às 8h30 e 11h30 e novenas às 15h e 18h. Ainda no domingo, 6, acontece 6.ª Procissão Motorizada com a imagem de Nossa Senhora do Rocio, a partir das 10h. A missa dos estudantes começa a ser realizada na segunda-feira, 7, às 9h, e continua no mesmo horário nos dias 9, 10, 11, 12 e 14.

O reitor do Santuário, padre Marcos, entre toda a programação planejada para a festa deste ano, destacou as atrações principais. “Os pontos altos da festa serão às 6h, pois às 5h já ficamos com a igreja cheia, que é quando acontecem as novenas. E as celebrações solenes noturnas, de bispos e convidados, às 19h. Além do dia 15, que é o dia da padroeira”, ressaltou. A novidade deste ano ficou por conta da inserção das novenas no período da tarde, às 15h.

No dia 15, a 203.ª Procissão Solene, que vai do Santuário do Rocio até a Catedral Diocesana de Paranaguá, terá início às 16h. No dia 16, a imagem retorna ao Santuário, às 18h.

PROCISSÃO MARÍTIMA

Já a 13.ª Procissão Marítima de Nossa Senhora do Rocio está programada para o dia 13 de novembro, às 10h. A concentração dos barcos acontecerá a partir das 7h, ao longo do Rio Itiberê. A procissão sairá do Rio Itiberê e passará em frente à Ilha da Cotinga, seguindo para o Santuário do Rocio, com chegada prevista para as 11h. O Santuário informou que todas as embarcações devem estar sintonizadas em Rádio PX no canal 16 e que a Rádio Difusora transmitirá a procissão na AM 1460.

TEMÁTICA DAS MISSAS

O tema central da festa é “Com a mãe do Rocio, façamos a experiência do rosto misericordioso do pai na pessoa de Jesus Cristo” e, cada missa, celebrada às 19h, terá um subtema.

No domingo, a missa terá o subtema “alimentando aquele que tem fome” e será celebrada pelo bispo da Diocese de Paranaguá, dom Edmar Peron. Na segunda-feira, 7, a missa será sobre o subtema “dando de beber a quem tem sede”, celebrada pelo bispo auxiliar da arquidiocese de Curitiba, dom José Mário Scalon Angonese. No dia 8, terça-feira, a missa fará referência ao subtema “dando bom conselho e ensinando os ignorantes na fé”, com o arcebispo da arquidiocese de Maringá, dom Anuar Battisti.

 

 

Já no dia 9, quarta-feira, o subtema escolhido foi o “vestindo aquele que se encontra nu e acolhendo o estrangeiro”, celebrada pelos padres de Paranaguá. No dia 10, quinta-feira, o bispo da diocese de Ponta Grossa, dom Sérgio Arthur Braschi celebrará a missa com o subtema “assistindo aos enfermos e consolando os aflitos”. Na sexta-feira, 11, a missa com o subtema “suportando com paciência as fraquezas do nosso próximo” será presidida pelo reitor do Santuário, padre Marcos Vinícius.

No fim de semana, a missa das 19h de sábado, 12, será acerca do subtema “visitando os presos” também pelo reitor do Santuário e pelo Irmão Adilson, redentoristas e outros padres.

 

 

A celebração de encerramento da Festa de Nossa Senhora do Rocio será no dia 15 de novembro, dia da padroeira do Paraná, às 10h com missa campal celebrada pelo bispo dom Edmar Peron, bispos da diocese de Paranaguá, bispos de outras dioceses do Estado e padres convidados.

Publicidade


Em alta