conecte-se conosco

Cultura

Colégio Dídio Viana realiza noite da cultura caiçara

Programação contou com exposição, palestras, degustação de pratos típicos e baile de fandango

Publicado

em

O Colégio Estadual Dídio Augusto de Camargo Viana, localizado no Parque São João, realizou a primeira noite de celebração da cultura caiçara. As atividades envolveram estudantes do Ensino Médio e também do programa de aceleração educacional (PAE). 

O projeto foi criado pelas professoras Monique Oliveira e Kelly Dias, tendo como objetivo mostrar à comunidade escolar os elementos que integram a identidade cultural de Paranaguá. Neste sentido, os estudantes elaboraram inúmeras pesquisas de campo envolvendo culinária, dança, costumes e parte da história da cidade. 

Cada turma ficou responsável por um tema que foi apresentado no dia da exposição. Painéis fotográficos, degustação de comidas típicas, lendas, saberes e apresentação musical fizeram parte da programação. 

O mestre de fandango Aorelio Domingues, da Associação Mandicuera de Cultura Popular, participou do evento fazendo uma palestra interativa sobre a cultura caiçara. Aorelio mostrou, através de documentários, a vida das comunidades caiçaras por meio da dança. Mostrou também todas as etapas da confecção dos instrumentos de fandango.

"É muito importante esse tipo de atividade que o colégio realiza porque ajuda a disseminar a cultura para os nossos jovens. Assim eles aprendem sobre as tradições de Paranaguá e ficam sabendo também que todos nós somos caiçaras e devemos manter acessa essa identidade. É isso que nos diferencia das demais regiões do Estado e do Brasil”, apontou.

A programação contou também com a presença do grupo mirim de fandango do Mestre Eugênio. As crianças mostraram algumas marcas de fandango comprovando que a tradição folclórica está garantida para a próxima geração. O evento também teve a participação dos caiçaras da cidade de Iguape (litoral paulista) e do professor Rodolfo Monteiro Souza da UFPR-Litoral, o qual explanou sobre a educação popular caiçara.   

A estudante Geovana do Carmo, de 16 anos, aluna do 1.º ano do Ensino Médio, contou que tudo era novidade ao longo das pesquisas.

“Para mim foi um grande aprendizado e uma descoberta maravilhosa. Paranaguá tem muita riqueza cultural e deve ser mais valorizada pela população”, destacou.


A diretora do estabelecimento de ensino, Rosemeri Andrade Silva, agradeceu a participação dos convidados que se propuseram a explicar mais sobre o fandango, parabenizou as professoras pela iniciativa do projeto e  falou sobre a importância da atividade.

“Não são todas as pessoas que têm acesso a esse material que nós viabilizamos para os estudantes. Eles puderam ouvir as palavras de quem vive a cultura caiçara e com isso ampliaram de forma significativa seus conhecimentos. O evento foi muito proveitoso”, apontou.

A programação finalizou com degustação de barreado e baile de fandango. O material continua exposto no estabelecimento de ensino para que os estudantes dos períodos da manhã e tarde também tenham acesso às pesquisas realizadas.  
 

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress