Cartilha didática visa a conscientizar estudantes sobre o turismo

12 de fevereiro de 2020

Na tarde de quarta-feira, 12, aconteceu o lançamento da cartilha “Uma Viagem por Paranaguá”, no auditório do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é conscientizar os estudantes da rede municipal sobre os valores culturais e turísticos de Paranaguá.

As cartilhas foram criadas há 8 anos, mas somente agora foram colocadas em prática e serão utilizadas em sala de aula. Os livros contêm textos, atividades e ilustrações.

Vereador Nilo Monteiro falou em nome da Câmara

O vereador Nilo Monteiro falou em nome da Câmara Municipal e elogiou o projeto. “Toda vez que um professor utilizar essa cartilha para discutir com as crianças as nossas belezas naturais tenho certeza de que na voz de um professor Paranaguá inteira estará sendo identificada. Através disso, teremos uma Paranaguá melhor”, destacou.

O secretário Municipal de Cultura e Turismo, Harrison Camargo, enfatizou que através deste aprendizado cidadãos mais conscientes estarão sendo formados.

“Essa cartilha é muito importante porque vai estar formando cidadãos preparados para receber o turista. Os alunos da 4.ª série do Ensino Fundamental, vai conhecer Paranaguá porque infelizmente nem todo parnanguara conhece nossa cidade. Essa cartilha dá acesso a nossas crianças com todas essas informações que são de extrema importância para o setor turístico”, enfatizou.

Harrison Camargo, secretário de Cultura e Turismo, e Vandecy Dutra, secretária de Educação, participaram do lançamento

A secretária Municipal de Educação, Vandecy Dutra, ressaltou que através deste aprendizado toda a comunidade será beneficiada.

“As cartilhas serão para complementar as aulas da cultura parnanguara com foco no turismo. Uma se alinha à outra, onde cerca de 2.800 alunos serão atendidos, sendo todos os alunos das escolas em tempo integral que participam da oficina da cultura parnanguara. E também as escolas parciais que vão trabalhar com as crianças de 4.º ano, todos eles vão ter esse apoio do material didático para o turismo”, explicou.

O prefeito Marcelo Roque parabenizou por terem tirado do papel o projeto que estava engavetado

O prefeito Marcelo Roque parabenizou as duas secretarias envolvidas, as quais tiraram do papel o projeto que estava engavetado desde 2012.

“Parabenizo o Canela e a Vandecy, grandes  profissionais que estão colocando em prática essa cartilha para os alunos da rede municipal. Eu tenho acompanhado muito o trabalho da Cultura e do Turismo e sabemos que temos uma vasta programação durante o ano todo de festas e atividades. E, além disso, está sendo implantado esse programa de conscientização turística em parceria com a Educação. Também vamos levar as crianças até as ilhas para que conheçam de perto essas localidades, pois existem muitos parnanguaras que nunca estiveram na Ilha do Mel. É através da união das nossas secretarias que podemos alcançar nossos objetivos”, finalizou.

A cerimônia contou ainda com palestra proferida pela empresária do ramo de turismo e gastronomia Norma Freitas, a qual abordou sobre os efeitos positivos da aplicação da cartilha em Paranaguá.

Houve ainda a participação da Elizabete Sayuri Kushano que falou sobre Paranaguá mostrando um pouco da sua tese em geografia apresentada no curso de mestrado pela UFPR. O evento encerrou com a apresentação do grupo de fandango Mestre Brasílio, realizado no pátio do museu. O desenhista Rogério Rodrigues, responsável pelas ilustrações da cartilha, também marcou presença e foi chamado juntamente com as autoridades.