Cultura
Biblioteca Mário Lobo tem atrações imperdíveis para setembro
Crianças poderão passar uma noite no espaço com várias atividades
Nos dias 23 e 24, a Biblioteca Mário Lobo, sucursal da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), está programada para receber 30 crianças para “Uma noite na Biblioteca”. Esta é a segunda edição do projeto que tem inscrições gratuitas até a quarta-feira, 20. O evento é destinado a crianças de 7 a 10 anos que poderão participar de atividades culturais como dança, música, teatro, oficinas e gincanas.
Os pais interessados devem comparecer à Biblioteca Mário Lobo para fazer a inscrição. A programação terá início às 16h de sábado, 23, e termina às 8h de domingo, 24. A iniciativa já conta com dez edições na Biblioteca Pública do Paraná e, devido ao sucesso, foi estendido para cidades da Região Metropolitana de Curitiba e litoral.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Harrison Camargo, contou que a ação tem dado certo também em Paranaguá. “Na última edição, houve uma boa adesão e, neste ano, as inscrições encerram na quarta-feira para crianças de 7 a 10 anos. Essa faixa etária foi determinada pela gestão da biblioteca em conjunto com a equipe da secretaria de Estado. A idade foi limitada porque as atividades vão até um pouco mais tarde”, afirmou.
Sendo assim, os funcionários vão organizar o espaço de forma a receber melhor as crianças e incentivá-las à leitura. “A biblioteca é dividida em vários setores, nos quais as instrutoras irão acompanhar e desenvolver as atividades. Haverá oficinas, apresentações, lanches, contação de histórias e outras atrações. A equipe fica mobilizada e vem ainda uma outra equipe da secretaria para atender as crianças. Ainda há os oficineiros e os contadores de histórias que agregam ao evento”, disse o secretário.
Segundo Camargo, o objetivo é levar conhecimento e cultura de uma forma diferente e mais atrativa para que o público possa conviver mais com a biblioteca. “A ideia é que as crianças conheçam o espaço da biblioteca e tenham outra imagem porque hoje não é só um espaço de leitura, é uma área de lazer e conhecimento cultural. É importante que elas levem isso desde cedo e se ambientem a frequentar esse espaço”, declarou.
ACERVO EM BRAILE
Durante os eventos de comemoração dos quatro anos da Biblioteca Mário Lobo no mês passado, foi inaugurada a Seção Braile para inclusão de deficientes visuais na literatura. Ao todo foram destinados 58 exemplares a Paranaguá. Além dos livros em braile, em que o leitor com deficiência visual lê com a ponta dos dedos, há ainda livros falados e digitalizados nas categorias infantil, infantojuvenil e adulto. Há títulos amplamente conhecidos como dos autores Monteiro Lobato e J.K. Rowling.
Seção Braile tem vários títulos e precisa de mais visitações para manter acervo
Apesar da conquista em receber um espaço como este, o secretário de Cultura e Turismo lembrou que se a seção tiver baixa adesão dos moradores em Paranaguá, corre-se o risco dos exemplares voltarem a Curitiba.
"Palavras do Paraná"
A exposição "Palavras do Paraná" é mais uma das atrações da Biblioteca Mário Lobo para este mês. A mostra faz parte do "Mês da Literatura do Paraná" e expõe a história de renomados autores paranaenses como Júlia da Costa, Fernando Amaro e Dalton Trevisan. Ao todo, são 11 nomes da literatura paranaense que estarão à disposição para que a população conheça mais sobre a vida e obra desses autores até o dia 29 de setembro. A exposição é gratuita e o público pode conhecer das 9h às 18h.
A biblioteca fica localizada na Rua dos Expedicionários, 269, ao lado do Hospital Regional do Litoral. Mais informações pelo telefone (41) 3422-2008.
Foto de capa: BPP
-
Polícia 4 dias atrás
Rapaz é preso por suspeita de tráfico de drogas na Ilha dos Valadares
-
Empreendedorismo 6 dias atrás
Canudinhos Caseiros Dona Rosa: trabalho que une laços familiares em três gerações
-
Infraestrutura 7 dias atrás
Obras da Ponte de Guaratuba chegam a 17,7% de conclusão e podem ser acompanhadas em tempo real