Neste Momento Saúde, a Dra. Carolina Tarachuque Fangueiro, especialista em otorrinolaringologia, dá dicas de como se prevenir e se cuidar das doenças respiratórias que chegam junto com o inverno. Confira:
Quais são as principais doenças respiratórias no inverno?
Dra. Carolina: Durante os meses mais frios do ano, as doenças respiratórias mais comuns são: Resfriado, Gripe, Rinites (Alérgica ou infecciosas), asma, sinusite, exacerbação de bronquite crônica, DPOC (Doença Obstrutiva Pulmonar Crônica), pneumonias.
Por que as doenças respiratórias são mais comuns neste período?
Dra. Carolina: As temperaturas mais baixas favorecem a disseminação dos vírus causadores das infecções respiratórias. Além disso, o frio também faz com que as pessoas fiquem mais tempo em ambientes fechados e se contaminem mais facilmente.
O que ocasiona a diminuição da imunidade nesta época do ano?
Dra. Carolina: O frio e a diminuição da umidade relativa do ar leva a uma fragilidade no sistema de defesa,o que facilita a invasão do organismo, especialmente por vírus e em alguns casos por bactérias.
Como podemos nos proteger e reforçar a nossa imunidade contra essas doenças?
Dra. Carolina: Hidratação é essencial. Aumente a ingestão de líquido. Ofereça ativamente para crianças e idosos. A secreção nasal tende a ficar mais ressecada e viscosa no frio. Uma boa hidratação facilita a fluidificação dessa secreção, alimentação saudável. Uma dieta balanceada rica em frutas, verduras, legumes ajuda a diminuir as quedas da imunidade e dificulta o desenvolvimento de doenças respiratórias, prática de atividade física regular também ajuda a fortalecer a imunidade, evitar ficar em ambientes fechados e aglomerações, lavar bem os agasalhos de frio antes de utilizar, mantenha a casa limpa e arejada, usar umidificador de ar, realizar lavagem nasal, dormir bem.
A vacina contra a gripe é indicada para quem tem doenças respiratórias crônicas?
Dra. Carolina: Sim, pois quem tem doenças respiratórias crônicas está mais suscetível a ter versões graves da gripe. Entre as complicações da gripe estão a insuficiência respiratória aguda que pode levar à morte. Quem se vacina tem menos complicações e internações.