Daqui rendo minha homenagem à Professora Lúcia Helena Freitas da Rocha, colunista desta Folha do Litoral, por sua coluna sobre os irmãos Rebouças. Uma história de superação em todos os sentidos, da família Rebouças, uma história que nos mostra que estudo e talento, supera todos os obstáculos contrários. Cada vez que alguém lembra dos Rebouças, rendo homenagens. Imaginem esta beleza da nossa estrada de ferro do litoral, sendo projetada e construída entre 1872 e 1885. Desculpem, penso até em uma obra divina. Hoje a rua Engenheiro Rebouças na cidade de Curitiba é uma eterna homenagem aos engenheiros e irmãos, um fato quase impossível naquela época. Como está coluna fala também de futebol, lembro aos leitores que a rua Engenheiros Rebouças em Curitiba é também o local dos estádios do Paraná Clube e do Clube Athletico Paranaense, dois tradicionais clubes do futebol brasileiro. Salve os irmãos Rebouças.
CHUVAS NO LITORAL
Por intermédio desta Folha do Litoral, ficamos sabendo das chuvaradas que caíram nos últimos dias no nosso litoral. Aliás um fenômeno mundial, enchentes por todos os cantos. Somos vítimas do desmatamento e dos excessos do homem em busca do vil metal. A natureza nos dá sua resposta. Cabe a nós entender estas respostas. Enquanto isto, muitos desabrigados, muitas perdas materiais que atingem principalmente os mais pobres. No nosso litoral não é diferente, os novos Prefeitos que assumiram há pouco tempo, já estão de mangas arregaçadas no trabalho de recuperação. Daqui peço aos leitores que na medida das suas posses, ajudem as vítimas desabrigadas pelo mau tempo. Um pouco de cada um de nós, pode fazer muito, para os flagelados.
FUTEBOL ESTADUAL
Como escrevo antes da rodada de quarta-feira, fica impossível falar dos times classificados para a outra fase da competição, bem como analisar os resultados. Prometo fazer isto na próxima coluna.
Até agora algumas surpresas positivas como também negativas. Prometo na próxima coluna fazer uma análise da primeira etapa do nosso campeonato. Vem aí os mata-mata da fase seguinte.
OS JOGOS DE AZAR
O atleta brasileiro que atua no futebol inglês, Lucas Paquetá, está com a vida enrolada se tratando do futebol inglês. O relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito CPI da manipulação de jogos e Apostas Esportivas do Senado, apresentou uma novidade do referido caso. Segundo o documento, o delator Bruno Lopez em colaboração ao Ministério Público de Goiás afirmou. ” O brasileiro do Westphalen Ham, da Inglaterra, teria oferecido um cartão amarelo, sofrido em partida do campeonato inglês em 2023, como presente de aniversário para o seu irmão Matheus Paquetá. Por este motivo o atleta brasileiro responde investigação no âmbito da Federação Inglesa de Futebol. O caso Paquetá ainda não foi a julgamento e conforme o jornal The Sun, o meia deverá ter uma audiência no mês de Março de 2025. O atleta pode ser absolvido pelo tribunal inglês ou receber uma pena, podendo inclusive, ser banido do futebol. As partes poderão recorrer, em última instância à Corte Arbitral do Esporte na Suíça. Por este motivo uma sentença definitiva pode levar mais de um ano para ser anunciada. Até lá Paquetá segue em ação, jogando normalmente. Se é possível falar em normalidade no caso em questão.
![OS ENGENHEIROS DA BOLA 2 chgvoyz2](https://folhadolitoral.com.br/wp-content/uploads/2022/06/chgvoyz2.jpg)