Conheci Jaime Lerner no meu ateliê fotográfico na Rua XV de Novembro, em Curitiba, ele como Prefeito queria implantar o famoso calçadão da XV. Foi falar pessoalmente com cada comerciante que era contrário à sua ideia. Me convenceu e ficamos amigos, anos depois fui trabalhar na imprensa esportiva, fortalecemos nossa amizade. Lerner foi mais do que um político, foi um visionário da arquitetura. Suas ideias correram o mundo, tem trabalho feito onde vocês nem imaginam.
Em Curitiba, simplesmente foi o craque de uma equipe extraordinária, comandada pelo Ivo Arzua, então prefeito de rara visão administrativa. Jaime Lerner simplesmente colocou a cidade de Curitiba no mapa das cidades mais modernas do mundo. Eu vi ninguém me contou a transformação para melhor da querida Curitiba. Obrigado craque Jaime Lerner.
NILO MONTEIRO, UM SER ILUMINADO
Falei pouco com o Nilo, porém o suficiente para reconhecer sua capacidade política extraordinária. Jovem, dinâmico e inteligente, Nilo tratava todos com atenção e carinho, um dínamo a serviço da sua comunidade. Me falava com amor da sua Escola de Samba São Vicente, agradecia quando eu escrevia sobre a Cultura parnanguara ou o Turismo do litoral. Era jovem e dinâmico, um líder cheio de ideias em benefício da cidade e da região. Tínhamos combinado um almoço para trocarmos informações, a morte se antecipou e chegou antes. Uma lástima. Nilo Monteiro deixa sua querida esposa, filhos e neta, deixa também uma “Estradinha” cheia de amigos. Nilo era um visionário um fora de série, um orgulho da sua querida Paranaguá. Um ser iluminado.
O PAPA E O POSSAS
Quando li quase nem acreditei, o papa, sim o papa argentino, fazendo brincadeira com seus vizinhos brasileiros. Sabem o que ele disse entre risos para um padre brasileiro seu amigo. “O Brasil não tem jeito mesmo, muita cachaça e pouca oração.” Gente, não é uma ofensa, longe disto, é uma gozação entre religiosos. Até porque o papa gosta de um bom vinho, de preferência de San Juan, a terra do Dr. Costantini, meu querido amigo. Não podemos esquecer que um dia na Galileia, Jesus transformou a água em vinho. Portanto, um pouco de bebida alcoólica não faz mal a ninguém. A propósito vou mandar para o papa uma garrafa da cachaça Magia da Serra feita em Morretes pelo Alambique Dom Henrique, de propriedade do José Carlos Possas. Tenho certeza que o papa vai gostar.
JOGOS DOS PARANAENSES
O jogo entre Brasil X Londrina foi realizado na sexta-feira à tarde. No sábado teremos Vasco da Gama X Operário de Ponta Grossa às 11 horas, e no final da tarde as 18h15 no Couto Pereira Coritiba X Avai, estes são os jogos da segunda divisão. O Clube Atlhetico Paranaense recebe o América mineiro no domingo às 18h15 pela primeira divisão. Começou a grande maratona dos campeonatos brasileiro da série A e B, logo teremos as séries C e D.
RIO BRANCO
Espero sempre o melhor pelo Rio Branco, espero que a direção seja unida, tenha sensibilidade para manter a hierarquia no clube, sem atropelos muito menos discórdia. Os últimos acontecimentos deixam a torcida preocupada, afinal um clube centenário como o Leão precisa de humildade e união. Saibam o Rio Branco não tem dono, tem história democrática e muito trabalho da gente de Paranaguá e litoral.