Valmir Gomes

O CRAQUE JAIME LERNER

Conheci Jaime Lerner no meu ateliê fotográfico na Rua XV de Novembro, em Curitiba, ele como Prefeito queria implantar o famoso calçadão da XV. Foi falar pessoalmente com cada comerciante ...

Coluna Valmir Gomes

Conheci Jaime Lerner no meu ateliê fotográfico na Rua XV de Novembro, em Curitiba, ele como Prefeito queria implantar o famoso calçadão da XV. Foi falar pessoalmente com cada comerciante que era contrário à sua ideia. Me convenceu e ficamos amigos, anos depois fui trabalhar na imprensa esportiva, fortalecemos nossa amizade. Lerner foi mais do que um político, foi um visionário da arquitetura. Suas ideias correram o mundo, tem trabalho feito onde vocês nem imaginam.

Em Curitiba, simplesmente foi o craque de uma equipe extraordinária, comandada pelo Ivo Arzua, então prefeito de rara visão administrativa. Jaime Lerner simplesmente colocou a cidade de Curitiba no mapa das cidades mais modernas do mundo. Eu vi ninguém me contou a transformação para melhor da querida Curitiba. Obrigado craque Jaime Lerner.

NILO MONTEIRO, UM SER ILUMINADO

Falei pouco com o Nilo, porém o suficiente para reconhecer sua capacidade política extraordinária. Jovem, dinâmico e inteligente, Nilo tratava todos com atenção e carinho, um dínamo a serviço da sua comunidade. Me falava com amor da sua Escola de Samba São Vicente, agradecia quando eu escrevia sobre a Cultura parnanguara ou o Turismo do litoral. Era jovem e dinâmico, um líder cheio de ideias em benefício da cidade e da região. Tínhamos combinado um almoço para trocarmos informações, a morte se antecipou e chegou antes. Uma lástima. Nilo Monteiro deixa sua querida esposa, filhos e neta, deixa também uma “Estradinha” cheia de amigos. Nilo era um visionário um fora de série, um orgulho da sua querida Paranaguá. Um ser iluminado.

O PAPA E O POSSAS

Quando li quase nem acreditei, o papa, sim o papa argentino, fazendo brincadeira com seus vizinhos brasileiros. Sabem o que ele disse entre risos para um padre brasileiro seu amigo. “O Brasil não tem jeito mesmo, muita cachaça e pouca oração.” Gente, não é uma ofensa, longe disto, é uma gozação entre religiosos. Até porque o papa gosta de um bom vinho, de preferência de San Juan, a terra do Dr. Costantini, meu querido amigo. Não podemos esquecer que um dia na Galileia, Jesus transformou a água em vinho. Portanto, um pouco de bebida alcoólica não faz mal a ninguém. A propósito vou mandar para o papa uma garrafa da cachaça Magia da Serra feita em Morretes pelo Alambique Dom Henrique, de propriedade do José Carlos Possas. Tenho certeza que o papa vai gostar.

JOGOS DOS PARANAENSES

O jogo entre Brasil X Londrina foi realizado na sexta-feira à tarde. No sábado teremos Vasco da Gama X Operário de Ponta Grossa às 11 horas, e no final da tarde as 18h15 no Couto Pereira Coritiba X Avai, estes são os jogos da segunda divisão. O Clube Atlhetico Paranaense recebe o América mineiro no domingo às 18h15 pela primeira divisão. Começou a grande maratona dos campeonatos brasileiro da série A e B, logo teremos as séries C e D.

RIO BRANCO

Espero sempre o melhor pelo Rio Branco, espero que a direção seja unida, tenha sensibilidade para manter a hierarquia no clube, sem atropelos muito menos discórdia. Os últimos acontecimentos deixam a torcida preocupada, afinal um clube centenário como o Leão precisa de humildade e união. Saibam o Rio Branco não tem dono, tem história democrática e muito trabalho da gente de Paranaguá e litoral.

Você também poderá gostar

O CRAQUE JAIME LERNER

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.