Connect with us

Valmir Gomes

O amor do Garrincha

Todos sabem a história do extraordinário Garrincha dentro do campo

Publicado

em

Todos sabem a história do extraordinário Garrincha dentro do campo, encantou o mundo com seus dribles, inesquecível, inclusive na Copa do Mundo de 1962 no Chile, foi o astro da competição. Pelé se contundiu seriamente  contra os tchecos, daí ele assumiu o protagonismo. Com o sucesso veio a aproximação com a cantora Elza Soares, o romance virou caso público pela fama de ambos. Elza foi amada e odiada por muitos. O tempo passou, vieram os problemas que não foram poucos, acabaram se separando. Garrincha alcoólatra veio a falecer anos depois, numa triste situação pessoal. Elza mulher sofrida uma guerreira da vida, continuou com sua carreira artística. Da sua primeira gravação  “Acaso você chegasse” de 1960, até o Grammy Latino de 2016, com o disco A mulher do fim do Mundo, foram anos de intenso trabalho e superação. Elza Soares o grande amor de Garrincha, esta semana completou 90 anos. Nem pensa em se aposentar, quer continuar dividindo sua arte com o seu público. Cantar é viver diz ela. Um exemplo para todos nós. Ave, querida Elza Soares.

A COPA DA ARGENTINA

Outro dia foi comemorado o primeiro título mundial pelos argentinos, na verdade foi em 25 de junho de 1978 contra a seleção holandesa por 3×1. Daquele mundial ficaram muitas histórias e estórias. O gol anulado do Zico contra a Suécia  na cobrança de um escanteio! A vitória dos argentinos sobre os peruanos por 6×0, classificando a Argentina para final da competição. Muito se falou e escreveu sobre este mundial. Seja como for a Argentina colocou faixa no peito e taça no armário. Nos restou o título de campeão moral da Copa como afirmou o então técnico brasileiro Cláudio Coutinho.

ENGANEM O MOMENTO

Gente sei que está difícil para todo mundo, não sou exceção. Muitos mandam mensagens de fé e otimismo, o que acho louvável. As autoridades políticas, na sua imensa maioria estão trabalhando muito e bem. Lógico existem exceções. A nossa cadeia médica é digna de louvor, os funcionários da área de saúde são nosso heróis. Tudo isto nos anima por dias melhores. O difícil é enfrentar esta ociosidade necessária. O difícil é não trabalhar normalmente. O difícil é a distância forçada da família e dos amigos. O difícil é a dupla preocupação com a saúde e a parte financeira. Por tudo isto precisamos da fé, uma luz no fim do túnel. Em casa sejam surdos e cegos para os pequenos problemas, evitem que  se tornem gigantes. Guardem suas energias, sonhem com soluções positivas. Enganem o momento. É o que procuro fazer.

SAUDADES DO FUTEBOL

Que saudades da cabine no estádio, das conversas com colegas de rádio jornal e televisão. Saudades do estúdio de rádio ou TV, das discussões em torno do jogo, dos erros e acertos. Do telefonema dos ouvintes confirmando audiência, de mandar abraços para todos . Saudades do grito da torcida, do aplauso e da vaia, do drible que desconcerta, do frango que faz perder ou do golaço que faz vencer. Saudade do dever cumprido depois da jornada. De chegar em casa como vencedor, do banho, da dose de uísque, do jantar com a mulher amada. Saudades do futebol O CÉU É SEU LUGAR. Minha mãe passou parte da sua vida protegendo seus filhos, netos e familiares, a outra parte protegendo os necessitados. Minha mãe era  igual à sua mãe caríssimo leitor. Saudades da imortal dona  Vivina nome e atitudes de santa. O céu é seu lugar.