Estarei com vocês até a próxima sexta-feira, daí entro em férias e volto dia 11 de janeiro de 2024, já discorrendo sobre o campeonato paranaense de futebol. Nestes dias de dezembro deste ano vou rememorar alguns fatos e falar sobre os amigos. O leitor já está em ritmo de festas, os familiares estão em busca dos presentes e reuniões natalinas e de fim de ano. O pior já passou, pandemia e suas consequências algumas fúnebres. Nossa vida mudou de ponta cabeça por uns tempos de 202O a 2023, aos poucos, começou voltar à normalidade. Graças a Deus. Ainda sentimos os efeitos da pandemia, tanto na saúde como na economia. Porém, já estamos em recuperação. O nosso Rio Branco foi afetado, como todo o futebol, sua diretoria está buscando soluções, seus torcedores estão na expectativa de melhores dias do Leão da Estradinha. Que assim seja.
EDUARDO FENIANOS O UBERNAUTA
Minha gente, na vida tem louco para tudo, dizia minha falecida avó Antoninha. Verdade absoluta, vejam o caso do Eduardo Fenianos, o cara se especializou em histórias da sua cidade Curitiba e dos seus bairros. Ainda criou o termo para sua especialização. URBENAUTA, o navegador das cidades.
Nos últimos tempos, contou a história de Curitiba em capítulos diários na Rádio CBN de maneira histórica e artística. Uma obra-prima do rádio curitibano e brasileiro. Daqui mando os parabéns ao Eduardo e sua equipe, o cara é fora de série um craque na história dos bairros e das cidades. Um urbenauta sua nomenclatura, gênio da espécie. “Louco” de bom, como dizia minha avó, no seu linguajar de elogio popular.
PREFEITO MARCELO ROQUE
Conheci o Marcelo ainda um menino, como o Marquinhos um dos seus manos. O tempo passou e Mário Roque se tornou Prefeito de Paranaguá, um senhor Prefeito. O povo parnanguara tinha um carinho pelo “vermelho” sem tamanho. O destino fez o seu filho Marcelo ganhar uma eleição que muitos duvidavam. Nos últimos anos como Prefeito o Marcelo honrou o nome do pai e da sua família. Trabalhou como poucos, enfrentou uma pandemia, realizou obras importantes, hoje é sem dúvidas uma referência como político no Estado do Paraná. Sei que existem correntes políticas no litoral, sei também que se aproxima uma eleição importante para sua sucessão, porém o seu feito na PM de Paranaguá e sem sombra de dúvidas, um trabalho digno da família Roque.
EDSON BORRACHA
O jovem Edson chegou a Paranaguá e tomou conta do gol do Rio Branco, gostou da cidade e fez de Paranaguá sua cidade. Com o tempo construiu família e se tornou funcionário público na P.M. de Paranaguá. Experiente no futebol e na vida, é um dedicado homem do esporte em todo o nosso litoral. Seu trabalho é dedicado ao esporte e lazer da sua querida Paranaguá. Seu caráter e sua maneira gentil e alegre de conviver com todos, é uma marca pessoal extraordinária. Daqui mando felicidades ao grande goleiro que um dia defendeu o nosso Rio Branco, espero rever o Edson na próxima ida a Paranaguá. Que o famoso Borracha tenha saúde e paz junto à sua querida família, boas festas meu guapo, abs.
NATAL E O LITORAL
Gente o nosso lItoral tem cidades históricas e praias maravilhosas. Não sei do que gosto mais, se de Antonina e sua culinária extraordinária ou de Paranaguá e suas belezas naturais e seu povo hospitaleiro. Claro Morretes é um dom da natureza, as ilhas também. Na verdade todo litoral do Paraná e histórico e belo por natureza, sua culinária, sua cachaça Magia da Serra, seus horizontes, são dádivas divinas. Nesta época de lembranças, de festas do Nascimento de Jesus, aflora em nós todos o sentimento cristão, de dar valor a mãe natureza e o local onde se vive. Este canto sagrado do Brasil que é o nosso litoral merece reverência. Às vezes não damos valor por estarmos por aqui e acostumados com esta maravilha que é o nosso litoral. Obrigado senhor por este lugar mágico e por as pessoas que aqui nasceram e aqui moram e trabalham, somos todos abençoados pelo Cristo, o aniversariante do mês e nosso líder espiritual. Obrigado senhor.