conecte-se conosco

Valmir Gomes

GRANDE FINAL

Neste domingo, às 16 horas, teremos o jogo decisivo entre Coritiba e Maringá no Couto Pereira, imagino com casa cheia

Publicado

em

Neste domingo, às 16 horas, teremos o jogo decisivo entre Coritiba e Maringá no Couto Pereira, imagino com casa cheia. Os coxas tem certas vantagens, conquistadas com a vitória do primeiro jogo. Pode empatar, vencer por qualquer resultado, que conquista o título, pode até perder por diferença de um gol, que decide nas penalidades máximas. Convenhamos, uma baita vantagem. Entretanto no mundo da bola, já vimos de tudo, até viradas históricas de times sem favoritismo. Portanto, os coxas levam a sério o jogo deste domingo. Até porque o adversário, no caso o Maringá, faz um campeonato muito bom e com regularidade. O jogo  final deve levar um grande público ao estádio, com ou sem frio, com ou sem garoa ou chuva. Os torcedores coxas estão entusiasmados, os do Maringá prometem lotar seu espaço no estádio. A sorte está lançada, que vença o melhor nas leis do jogo.

A MORTE DO CANÁRIO

Toda cidade tem seus tipos inesquecíveis, Curitiba não é diferente. Por quase 70 anos o menino Ubaldino Leal Fontoura Junior, que se tornou Engenheiro e torcedor símbolo do Coritiba, foi um destes personagens. Conhecido pelo apelido de Canário virou o popular Canarinho, por sua simpatia e grande capacidade de fazer amigos. Transitava com alegria nos corredores do Couto Pereira, era torcedor fanático do Coritiba. Entretanto por sua bonomia era benquisto pelos atleticanos e paranistas. Tinha livre trânsito em todos os clubes. De família nobre da cidade de Curitiba, era um tipo inesquecível, por sua bondade admirável. A morte de Canarinho enlutou seus familiares e amigos, mais do que isto, entristeceu o mundo do esporte do Estado do Paraná. O amigo Ubaldino nos deixou, o personagem Canarinho vive em nós, ele é imortal. À querida família Fontoura, nossas condolências.

HÉLIO CURI PRESIDENTE CBF

Gente conheço o presidente da FPF á muitos anos, desde os tempos que era atacante dos times da Suburbana de Curitiba. Saibam Hélio jogava bem, grande goleador. Um dia virou Presidente da Federação Paranaense de Futebol, em alguns anos no cargo, botou a casa em ordem. Todos sabem da história. Pois bem agora Hélio foi empossado vice-presidente da CBF, um cargo de relevância no futebol brasileiro. Se não bastasse isto, vai assumir a presidência da CBF na ausência do atual presidente Ednaldo Rodrigues em viagem internacional á trabalho por nossa seleção. Um fato único, pela vez primeira um presidente da FPF se torna presidente da CBF. É o Paraná comandando o futebol brasileiro.

CAP EXEMPLAR

Li na nossa Tribuna do Paraná, que os jovens das categorias de base do Athletico estão assistindo peças teatrais do Festival de Teatro da cidade de Curitiba. De fato o CAP nos dá motivos para elogios. Estes jovens atletas estão sendo preparados para jogar futebol em alto nível, também para se capacitarem como bons cidadãos. Um dia, lendo uma entrevista do ator e dramaturgo Juca de Oliveira, me deparei com a seguinte frase. “Depois de assistir uma boa peça de teatro, você ao natural se torna uma pessoa ainda melhor.” Com certeza este é o principal motivo da direção do Athletico Paranaense levar seus jovens ao teatro. Exemplar atitude.

MAIS DECISÃO

Além do nosso campeonato Estadual, teremos mais dois jogos decisivos. Palmeiras X São Paulo na Arena verde, Flamengo X Fluminense no Maracanã. Imagino estádios lotados com emoção. Apenas um palpite, acho que São Paulo e Fluminense mantêm as vantagens. Se der o contrário, teremos prova da força atual do Flamengo e Palmeiras, dois badalados times do nosso futebol. Os dados estão na mesa, façam jogo senhores.