Valmir Gomes

EM NOME DO FUTEBOL

Antigamente, as estações do ano eram bem definidas.

oht87rqr 1624051304

Antigamente, as estações do ano eram bem definidas. Em Porto Alegre, onde nasci, o verão era quente, barbaridade, e o inverno frio de rachar. Pois bem, em 1962, com 21 anos, na flor da idade, vim trabalhar em Curitiba, cheguei em junho e daqui a pouco veio o inverno. Era mais frio do que em Porto Alegre. O tempo passou, o clima mundial esquentou, dizem que por causa dos desmatamentos, etc etc. Seja pelo motivo que for, nos habituamos com um inverno mais ameno. Agora em pleno 2021 se não bastasse a pandemia, ainda veio um frio danado, como não sentíamos há muitos anos. Um inverno que lembra os anos 60, com todas as suas artimanhas. Vento, geada, garoa, tudo junto. Imagino os atletas do futebol, voam o Brasil do calor até o Brasil do frio, saem do Nordeste com temperaturas altas e vem jogar no Sul com baixas temperaturas. Ainda por cima em horários absurdos, jogos por volta das 22 horas. Um atentado ao atleta e a sua profissão. Em nome do bom futebol e para preservar a saúde dos seus atletas e dirigentes, pelo menos mudem os horários senhores da CBF e da Televisão.

OS COXAS REAGINDO

O Coritiba venceu o Confiança em Aracaju, no Sergipe, e se isolou na vice-liderança da série B, um fato que surpreende muita gente pelo mau início dos coxas no campeonato. Sem Rafinha e sem Léo Gamalho, seus principais jogadores, os coxas mostraram força da equipe. Robinho foi o dono da noite e mais uma vez a defesa foi de uma segurança digna de elogios. Ave, Henrique. Agora já é vice-líder da segundona.

INGLATERRA 2 X 0 ALEMANHA

Buscando uma vaga na outra fase da Eurocopa, os ingleses depois de longos anos, deram o troco nos alemães. Jogo disputado com muita garra e lealdade, que foi decidido na segunda etapa. Uma festa inglesa com certeza. Na derrota, a despedida do técnico Joachim Löw, um qualificado profissional, depois de muitos anos comandando os alemães.

FERNANDINHO DO MANCHESTER CITY

O nosso conhecido Fernandinho que se criou no CT do Caju sob o comando do Antônio Carlos Gomes, Lio Evaristo, Mário Henrique, entre outros, continua na Inglaterra. Aos 36 anos e recheado de conquistas, com faixas de campeão no peito e medalhas no armário, o nosso Fernandinho renovou seu contrato com o Manchester City. Se não me engano sua nona temporada na Inglaterra, uma marca extraordinária. Recebeu elogios por sua conduta dentro e fora do campo. A continuar assim, vai acabar sendo condecorado pela Rainha. Parabéns Fernandinho.

UM GRITO DE ALERTA

O nosso Leão da Estradinha anda meio cabisbaixo, perde mais do que ganha, um empate já é festejado como bom resultado. Sei das dificuldades causadas pela Covid-19 e suas consequências, sei também dos problemas financeiros que abalam o futebol das séries C e D. Por tudo isto, evoco uma união entre os atuais e antigos dirigentes, entre a torcida e a diretoria, entre o Poder Público e o clube. Sem esta união, com prepotência de alguns, quem vai sofrer as consequências é o próprio Rio Branco.

JOGO LIMPO

Por força do meu trabalho, assisto muitos jogos na TV, inclusive a Eurocopa. O futebol anda muito igual, poucos dribles, poucas jogadas de efeitos, poucos gols de faltas, e assim por diante. O modernismo infelizmente igualou o futebol mundial. Todos saem jogando com o goleiro, todos atrasam do meio do campo para o goleiro, o goleiro é o novo astro do futebol. É moderno! Só uma diferença, na Eurocopa o jogo é jogado, sem mi mi mi, sem disfarces, sem papagaiadas, sem mentiras. Na verdade, você assiste um jogo limpo, mecânico, porém limpo.

Você também poderá gostar

EM NOME DO FUTEBOL

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.