Connect with us

Valmir Gomes

DIAS DE SOL

Procuro por toda parte um assunto positivo sobre Covid 19

Publicado

em

Procuro por toda parte um assunto positivo sobre Covid 19, por exemplo a diminuição das mortes, uma vacina, um remédio novo testado com êxito, etc. As notícias fúnebres tomam conta dos espaços no rádio na TV e nos jornais. Claro também na Internet. Parece filme de ficção americano nas madrugadas da Globo. Aliado a tudo isto, ainda tivemos o Ciclone e suas consequências, falta água e luz em muitos lares, outros foram destruídos pelo vento e a chuva. Tempos difíceis. Se não bastasse tudo isto, algumas grandes redes de lojas comerciais, estão se aproveitando do triste momento, para aumentar o preço das suas mercadorias de maneira abusiva. Com tantos dissabores em tão pouco tempo, nos resta a fé e o amor em Cristo e nas entidades espirituais. Haverá sim uma luz no fim do túnel, haverá sim dias de sol, pois depois da tempestade sempre vem a bonança. Acreditem.

O PODER

Tem um ditado popular que diz o seguinte: ” Quer conhecer uma pessoa de fato, de para ela poder e dinheiro”. Dependendo do caráter, as pessoas mudam. O mesmo dinheiro que te ajuda pode te corromper, o mesmo poder que te dá condições de mando, pode te atrapalhar. Isto acontece nas grandes empresas, nos cargos públicos, e até no futebol. Os exemplos são muitos, tem diretor de grande empresa, que vive na solidão.

Vejam o caso do atual presidente do Corinthians, Andrès Sanches, no final do seu terceiro mandato, mesmo sendo campeão várias vezes, está num desgaste pessoal muito grande. Dia destes declarou que não vê a hora de ir para casa descansar. O poder e seus equívocos.

PURO E GENIAL

Para ser sincero o novo futebol nem é tão novo assim. Numas décadas atrás, o então técnico Otacílio Gonçalves me disse numa roda de uísque. ” Hoje não se joga futebol, se corre futebol.” Tinha razão o professor Otacílio. Sabem porquê? O futebol atual  é somente tático, de forte marcação, quase sem nenhuma criatividade. Pode ser competitivo, porém torna o jogo comum, sem encanto. Saudades dos erros e acertos do futebol raiz, era puro como água do Rio Itiberê e genial como Odair, Luís Antônio e Tostão.

A VISÃO DO FUTEBOL

O futebol é encantador porque cada torcedor vê o mesmo jogo de maneira diferente. Porque as classes sociais se tornam iguais nas arquibancadas. Porque não existe nada mais democrático do que torcer pelo mesmo time. É quase uma religião, anda meio esquecido, porém no primeiro jogo ao primeiro gol, acende a luz da paixão. Desculpem, a pandemia está me deixando meio filosófico. Prometo voltar ao normal.

ATAQUES EXTRAORDINÁRIOS

Na Argentina da década de 40, tivemos um ataque fantástico do River Plate. Munhoz, Moreno, Pederneira, Labruna e Lostau. Considerado até hoje o maior ataque argentino de todos os tempos. O Real Madrid teve um senhor ataque entre 1955 e 1960, Canário, Di Stefano, Del Sol, Puskas e Gento, ganhou tudo na Europa. No Brasil o Santos fantástico de 60,  Dorval, Mengalvio, Coutinho, Pelé e Pepe, inesquecíveis encantaram a América e o mundo. Recordar é viver.

MAIS ATAQUE

Garrincha, Didi, Larry, Jackson, Canhoteiro, um grande ataque do futebol brasileiro, nunca jogaram juntos. Era o ataque do meu time de botão. Ganhei muitos jogos.