conecte-se conosco

Valmir Gomes

Copa Comum

Por ser um país rico, o Catar comprou os direitos da Copa do Mundo, até aí nada demais para a FIFA e seus parceiros da bola

Publicado

em

Por ser um país rico, o Catar comprou os direitos da Copa do Mundo, até aí nada demais para a FIFA e seus parceiros da bola. Alguns reclamaram, outros nem tanto, vida que segue. Agora vamos analisar os jogos da primeira fase, assim de soslaio não vi nenhuma novidade tática, muito menos um jovem craque revelação. Como Mbappé o francês da última copa. Também nenhuma seleção até agora me encheu os olhos no plano tático ou técnico. Portanto, uma Copa do Mundo comum da Silva. Quem sabe na segunda fase alguma seleção empolgue. Desencante uma fera, uma seleção jogue acima da média ou um guapo seja revelação. Vamos aguardar, até agora nenhuma boa novidade.

RESPEITO À CÁSSIA E AO GILBERTO GIL

Aquela geração de compositores dos anos 60 e 70 foi um show, as letras e as músicas eram de qualidade, independente do futebol, da religião ou da política. Sou macaco de auditório daquela geração de compositores e cantores. Ouvir Zé Ramalho, João Gilberto ou Vinicius de Morais era bom demais. Sem falar na Elizete Cardoso, Elis Regina, Maria Betânia, Rita Lee, etc. As canções tinham amor, história e até política. Exemplo, Para Não Dizer Que Não Falei De Flores, do Geraldo Vandré, ou algumas do Chico Buarque. Você podia ser a favor ou contra o regime político da época, porém respeitava os ótimos compositores e cantores. Agora neste momento, vivemos dias de rancor e ódio, dias de desavenças familiares inclusive, por causa da política e dos políticos. Digo, estamos no fio da navalha, por qualquer frase, discutimos. Gil foi hostilizado na Copa do Mundo torcendo pelo Brasil, Cássia Kiss em pleno Rio de Janeiro por seus colegas. Liberdade de expressão minha gente, seja nos camarins das novelas ou nas arquibancadas do campo de futebol no Catar. Ave, Gil e Cássia, dois craques da arte brasileira.

LUCAS MACANHAN

Um dos contratados pela nova direção do Rio Branco foi o goleiro Lucas Macanhan Ferreira, um curitibano com boa passagem pelo próprio Rio Branco. Lucas é formado nas categorias de base do Athletico com passagem pelo Paraná Clube, sinônimo de segurança no gol do Leão. Boa sorte, meu guapo.

VITÓRIA JAPONESA

Convenhamos, o Japão está impossível nesta Copa do Mundo, venceu a Alemanha e a Espanha por 2 X 1 e se classificou para as oitavas de final. Joga simples e com muita determinação, ataca pouco porém com qualidade nas finalizações. Quem diria, primeiro da sua chave, que tinha dois campeões mundiais. Agora o que vier é lucro.

JOGO DO BRASIL

Pelo horário do jogo do Brasil contra Camarões escrevo sobre esta partida na próxima coluna. Estou na expectativa sobre o nosso time reserva. Será que o Pedro e o Éverton Ribeiro vão jogar? Detalhes na coluna de terça feira, tomara que com vitória. Bom fim  de semana caríssimos leitores.

Em alta