O programa “Encontro com Fátima Bernardes” do dia 20, na Rede Globo, levou o apresentador Marcelo Tas que falou do seu filho transexual para debater o assunto, além da presença de especialista e artistas que opinaram sobre a questão. Diego e Thomas, dois transexuais FTM, contaram suas histórias. O programa foi esclarecedor ao pontuar que orientação sexual e identidade de gênero são questões bem diferentes.
Fátima elogiou o uso do movimento da borboleta com símbolo de transformação e liberdade. Tas explicou ainda a bandeira do movimento, que tem o branco, a fase da transição, no meio entre faixas azuis e rosa, reproduzindo os gêneros masculinos e femininos. “Transgênero se identifica com o gênero diferente do qual nasceu”, dizia a legenda inicial do programa.
“As identidades trans de uma forma geral é (sic.) uma coisa que quase não se fala. Se fala muito de sexualidade. A sexualidade é uma coisa que surge mais na mídia e é o que a gente acaba se vendo primeiro”, explicou Thomas sobre o caso de muitos trans se identificarem erroneamente como gays ou lésbicas. Marcelo Tas apresentou seu filho, Luc, e afirmou que a ignorância atrapalha muito, pois ao preconceito e que leva à violência e lembrou que o Brasil é campeão de assassinatos de pessoas transgêneras e que o País não tem lei que garanta direitos a esta população.
A cantora Vanessa da Mata, que participava do programa deu um depoimento interessante sobre um de seus três filhos. Segundo ela, era normal chegar em casa e ver os filhos vestidos com roupas do sexo oposto. Segundo ela, um dos filhos perguntou se ela o aceitaria se fosse gay. “Lógico, vamos ver o show da Maria Bethania, vamos ler livros profundos, vamos fazer compras na Oscar Freire, você vai ajudar a mamãe a escolher o figurino…”. A resposta do filho foi chamar a mãe de louca, por causa da aceitação pronta. “Eu não consigo lidar com falta de caráter e falta de valores, as outras coisas são escolhas de cada um”, afirmou a cantora, depois de comentário de Fátima de que a felicidade dos filhos é tudo que importa para os pais.
A responsabilidade de artigos assinados e as opiniões neles expressas não refletem necessariamente as opiniões deste portal.
A responsabilidade do autor se estende à correção ortográfica e demais regras gramaticais da língua portuguesa.