conecte-se conosco

Coluna R.S.V.P.

Exames pré-nupciais

Dra. Renata Tosato Bueno, obstetra, ginecologista, especialista em patologia do trato genital inferior e colposcopia

Publicado

em

Foto: Rafael Nakamura

Hoje vamos falar de um assunto muito importante a ser debatido no momento do planejamento do casamento: os exames pré-nupciais! Além de todos os preparativos para com a festa de casamento, o planejamento do evento é um momento oportuno dos casais se dedicarem a olhar para dentro e conferir como anda a sua saúde para os próximos passos. Em conversa com a Dra. Renata Tosato Bueno, ginecologista (atendimento na Rua Nestor Victor, 138, através dos telefones para contato (41)3424-600 e (41) 984860846), conferi algumas dicas de como se preparar para este momento!

– PN: Doutora, quais exames a mulher deve realizar no momento pré-nupcial?
– DRA. RENATA: É importante que os exames de rotina estejam todos em dia como, por exemplo, o preventivo ou Papanicolau, ecografia pélvica transvaginal e os exames laboratoriais como hemograma, glicemia (diabetes), avaliação da tireoide, exame de urina, tipagem sanguínea e principalmente os exames para detecção das IST`s (infecções sexualmente transmissíveis), estas incluem HIV, hepatites e sífilis.

– PN: Ainda tratando-se da saúde da mulher, quais exames são importantes realizar e que podem interferir na gravidez?

– DRA. RENATA: Principalmente os exames de investigação das IST`s, mas sem deixar de lado também a investigação do diabetes e das doenças da tireoide.

– PN: Num geral, quais exames pré-nupciais que o homem deve realizar? Qual médico deverá ser consultado e que solicitará tais exames?

– DRA. RENATA: Assim como a mulher, é muito importante todos os exames de rotina laboratorial, incluindo também PSA (próstata, se acima de 40 anos) e espermograma a depender da história pessoal e familiar. A especialidade que ira cuidar destes exames é a Urologia.

– PN: Quando o casal é mais maduro (acima de 35/40 anos, por exemplo), tem mais algum exame que a Dra. recomende a realização?

– DRA. RENATA: A princípio são os mesmos.

– PN: Quais os cuidados e acompanhamento pessoais que os casais devem realizar anualmente?
– DRA. RENATA: Além de todos os exames e consultas médicas de rotina estarem em dia, é muito importante também estar em dia com a saúde bucal, com o peso adequado, alimentação adequada e realização de atividade física regular.


– PN: Qual médico devem consultar quando decidirem por aumentar a família?
– DRA. RENATA: A mulher deve procurar o Ginecologista e o homem o Urologista. A dica é, se você está planejando se casar, converse com seu parceiro para deixar todos seus exames em dia. Afinal, amar também é cuidar da saúde um do outro.

Dra. Renata Tosato Bueno (CRM 36.499 – RQE 26.709/PR) é Formada em Medicina pela Universidade do Sul de Santa Catarina, com residência médica em Obstetrícia e Ginecologia pelo Hospital e Maternidade de São José dos Pinhais e Especialista em Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia pelo Hospital Erasto Gaertner.

Em alta

plugins premium WordPress