A missão do cristão é recebida do próprio Jesus Cristo pela Igreja. Primeiramente no Batismo, confirmado com o Sacramento da Crisma e fundamentado nessas palavras de Jesus Cristo: “ide pelo mundo inteiro e anuncie o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). Dentre tantas formas de evangelizar, o cristão exerce esse serviço sistemático na Comunidade de Fé, dentro de um Plano de evangelização, elaborado pela Igreja, que tem a força do Espírito Santo para ser testemunha dEle em todos os lugares (At 1,8).
Mas em todas as ocasiões, como amigos de Deus (Jo 15,14), batizados em seu nome temos a missão de ir e produzir frutos, pois pra isso é que fomos escolhidos. E a nossa maior marca é esta: “amai-vos uns aos outros, como eu vos tenho amado e nisto conhecerão que sois meus discípulos”, disse Jesus (Jo 13,34-35).
Esta missão acontece quando damos testemunho de que Cristo está no meio de nós, ao nos abrir ao diálogo com todas as pessoas, capaz de perdoar, de promover a reconciliação, de partilhar dos bens que Deus nos dá, ter compaixão dos feridos por tantas situações da vida, acolher o outro com as suas diferenças, qualidades e limitações… e tudo isso é sinal de amor ao próximo, formas de evangelizar.
Portanto, ao amar, o Evangelho acontece e o Reino de Deus transparece no amor. É nesta linha que a Igreja nos orienta em sua Ação Evangelizadora, em seus planos e grupos de evangelização, a fim de que sejamos discípulos e missionários de Jesus Cristo, do Filho de Deus, com fé e coragem profética.
Os apóstolos de Jesus Cristo fizeram a experiência de conviver com Ele, aprender seu jeito de ser, sonhar, viver, amar, partilhar… e colocaram suas vidas a serviço deste projeto, ao anunciar ao mundo o Evangelho. Em nosso tempo, cada cristão é apóstolo de Cristo, chamado a trilhar seus passos, segui-Lo e Aunicá-Lo. E tudo isso é evangelizar!
A responsabilidade de artigos assinados e as opiniões neles expressas não refletem necessariamente as opiniões deste portal.
A responsabilidade do autor se estende à correção ortográfica e demais regras gramaticais da língua portuguesa.