conecte-se conosco

O Marujo

A BRIGA PELO PODER. É NECESSÁRIO PRUDÊNCIA E RESPONSABILIDADE

Negócios, Tratos e Contratos

Publicado

em

Em tempos de eleição, a disputa pelo poder nas prefeituras se intensificam, revelando não apenas os interesses pessoais dos candidatos, mas também a luta por negócios, tratos e contratos. Neste cenário, surge uma pergunta essencial: onde estão as políticas públicas que realmente funcionam para a população? Qual o verdadeiro papel de um prefeito, e o que a população espera dele?

A função de um prefeito vai muito além da gestão administrativa de uma cidade. Isso inclui desde a saúde e educação até infraestrutura e segurança pública. No entanto, frequentemente, vemos candidatos mais preocupados em fechar acordos políticos e garantir alianças que perpetuem seu poder e do seu “grupo” do que realmente implementar políticas públicas eficazes.

A população, por sua vez, espera mais do que promessas vazias e discursos inflamados. Esperam um prefeito que priorize a saúde, com UPA’s bem equipadas e atendimento de qualidade. Desejam uma educação que prepare as futuras gerações, com escolas estruturadas e professores valorizados. Querem segurança nas ruas, com policiamento eficiente e políticas de prevenção ao crime.

Um prefeito precisa ser transparente em suas ações, prestando contas de cada passo dado e de cada recurso gasto, isto é, se o valor daquela obra está dentro dos padrões republicanos; e a medição também. Prestar contas não é ir para “sua rede social” e ficar se fingindo de ator ou algo parecido esperando por likes, mesmo dos comissionados. Virou febre a melhor disputa por quem é o melhor prefeito das “redes sociais”. Enquanto isso no postinho de saúde faltam médicos e medicamentos; as escolas fazendo vaquinha para comprar material; o caixa da prefeitura comprometido; licitações “atrasadas” porque a empresa vencedora “não tinha condições técnicas” para atender a prefeitura alegando que a “segunda colocada na licitação é a melhor”; poder de endividamento do município estrangulando as gestões futuras. Como dizia o árbitro Arnaldo: “A regra é clara”. Para nós, eleitores, o jogo é claro! Não dá mais para esconder a sujeira para debaixo do tapete, que é sinônimo de “problema”. O povo quer trabalho, bom atendimento na saúde e segurança eficiente na cidade.

A disputa pela prefeitura é uma batalha que vai além dos negócios, tratos e contratos. É uma luta por um futuro melhor para todos os habitantes da cidade. Afinal, é isso que realmente importa na política: servir e melhorar a vida de cada cidadão.

Não podemos ficar quietos quando o principal objetivo de um prefeito é melhorar a sua sua, a vida dos seus familiares e um grupo de amigos. Isso não é política.

Ah, fazer dancinha ou post com obras inauguradas com dinheiro público é realmente um descaso para a sociedade! É uma afronta aos órgãos intervenientes de fiscalização e moderação do Estado. Pode sim, utilizar a rede social para prestar contas, o que não fica bem, e a população já entendeu, é usar e abusar da rede social para vantagem própria para “aumentar seguidores”, “validar o dinheiro gasto naquela obra” ou “maquiar uma licitação”.

Inaugurar obras com dinheiro público e entregá-las à população é uma obrigação de quem ocupa um cargo no executivo ou pretende ocupá-lo.

Nas eleições de 2024, temos a chance querer optar o que é melhor para nós através do voto.

  • Pegou o código? Fica a dica!

Em alta