Maçonaria

O Venerável Mestre

Assim como todas as Sociedades, tem um líder que é eleito pelos componentes dessa Sociedade. Na Maçonaria não é diferente, porem, o eleito que...

Assim como todas as Sociedades, tem um líder que é eleito pelos componentes dessa Sociedade. Na Maçonaria não é diferente, porem, o eleito que se chama Venerável Mestre, ocupa o cargo no Trono de Salomão. Nós chamamos de Trono porque nossa Loja Maçônica é um Templo assim como construído pelo Rei e Profeta Salomão, pois a Maçonaria se espelha nesses primórdios anos. O primeiro Templo foi construído em 21 de Maio de 1012 Antes de Cristo (isso no calendário Gregoriano) 480 anos após a saída dos Israelitas do Egito, terminando a construção em 1005 Antes de Cristo. O templo foi construído para abrigar a Arca da Aliança, ou seja, as Tábuas dos 10 mandamentos de Deus reveladas ao Profeta Moisés.

David pediu a Deus permissão para construir um Templo e venerar ao Senhor, mas Deus não permitiu, e foram essas as palavras de Deus reveladas a David através do Anjo Gabriel “David, você não edificarás um Templo em Meu nome, pois suas mãos estão sujas de sangue, pois Tu és um guerreiro, a Minha casa será edificada por seu filho que se chamará Salomão (que significa PAZ)”, e assim aconteceu, David teve um filho que se chamou Salomão e quando adolescente Deus lhe disse “Escolhas o que queres, ser o homem mais rico do mundo ou o mais sábio do Mundo”, e certamente o Profeta Salomão escolheu a Sabedoria e assim aconteceu, assim como todos os Profetas de Deus que tiveram uma missão na terra, a missão de Salomão era espalhar a sabedoria pela terra e a palavra de Deus.

Então assim como os primórdios, a Maçonaria por se tratar de uma filosofia baseada na Historia do Profeta Salomão, nosso líder na Loja, é chamado de “Venerável Mestre”, a pessoa mais sábia que deverá espalhar sabedoria para os Irmãos que compõe a Loja e que deve dirigir os trabalhos, a ele compete manter a Tolerância e a Sabedoria nas reuniões e fora dela.

Como estudiosos da filosofia, nós maçons sabemos, de há muito tempo, que Vico é o pai da “Filosofia da Historia”, estereotipando-a com princípios de uma ciência nova. Sabemos mais que a Filosofia ainda agora, dominada por conceitos metafísicos, que dificultam a compreensão dos leigos no assunto. Vejam bem que falamos em conceitos metafísicos e, não, em “conceitos invencionistas”. O verdadeiro historiador não inventa nada, aliás, a filosofia surge já no século XVIII, quando se chegou a conclusão de que, do conjunto dos fatos históricos, poder-se-ia tirar uma lei geral do desenvolvimento da humanidade. Isso, porem, não significa que alguém tenha o direito de sair por ai “fabricando” uma história que lhe saia da imaginação, podendo a pessoa saber dessa filosofia apenas quando é iniciado em nossos augustos mistérios.

 

A responsabilidade de artigos assinados e as opiniões neles expressas não refletem necessariamente as opiniões deste portal. 
A responsabilidade do autor se estende à correção ortográfica e demais regras gramaticais da língua portuguesa.

Você também poderá gostar

O Venerável Mestre

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.