Maçonaria

LOJA PERSEVERANÇA 0159

A mais antiga Loja Maçônica do Paraná e uma das mais antigas do Brasil completou, no último dia 5 de maio, 156 anos de funcionamento

xl2 isj9 1588965335
6ctyleeo 1588965465

A mais antiga Loja Maçônica do Paraná e uma das mais antigas do Brasil completou, no último dia 5 de maio, 156 anos de funcionamento. O registro da maçonaria em Paranaguá começou em 1837 com a fundação da Loja União Parnaguense e posteriormente com a Loja Fraternidade Parnaguense. Ambas deixaram de funcionar, mas a união de seus membros fundou a Loja Perseverança em 1864, que é a instituição privada mais antiga em funcionamento na cidade.

Os membros fundadores iniciaram vários institutos de benemerência, como a Sociedade Patriótica dos Defensores da Independência, posteriormente Irmandade de Misericórdia e finalmente Santa Casa de Misericórdia, Creche Perseverança, Clube Republicano, Sociedade de Assistência aos Necessitados – Abrigo dos Velhos, o Rio Branco Sport Club e participaram de vários atos em defesa da implantação da Independência, da República e abolição da escravatura. O início da libertação dos escravos no Paraná aconteceu pelos movimentos dos membros da Loja Perseverança e, em outubro de 1870, foram alforriadas duas meninas, Lucia e Zelina.

Dos seus quadros saíram ferrenhos defensores dos diretos civis e nacionais, como o ocorrido no Incidente Cormorant, quando a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres abriu fogo contra o navio de guerra Inglês Cormorant que aprisionara ilegalmente navios aportados na cidade. Além disso, seus membros participaram ativamente da Guerra do Paraguai entre 1864 e 1870.

As primeiras manifestações das ideias republicanas no Brasil se deram em 1870, logo após o término da Guerra do Paraguai. Em Paranaguá, o maçom Barros Junior, criou o jornal semanal “Operário da Liberdade”. O jornal “Livre Paraná”, fundado pelos maçons da Loja Perseverança, Fernando Machado Simas, João Eugenio Machado Lima e Guilherme José Leite editava textos a favor da República. Os maçons da Perseverança criaram em 21 de agosto de 1887, o Clube Republicano, que realizava conferências, onde se destacava o maçom Manoel Correia de Freitas, que foi eleito deputado estadual e federal pelo Paraná e depois vice-governador do Estado.

A Revolução Federalista também teve intensa participação dos membros da Loja Perseverança, com simpatizantes dos dois lados da contenda: pica-paus e maragatos. Os maçons são escolhidos na comunidade por serem livres e de bons costumes e convidados a participar de uma instituição que pelos séculos de sua existência, prima e sempre primou por seus fins supremos de liberdade, igualdade e fraternidade, sob os auspícios e proteção do Grande Arquiteto do Universo, que é Deus.

Com informação de Fabiano Vicente Elias

Yassin Taha

Loja Perseverança 0159

LOJA PERSEVERANÇA 0159

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


LOJA PERSEVERANÇA 0159

Loja Maçônica Perseverança

Loja Maçônica Perseverança n.º 159 de Paranaguá, precursora da Maçonaria no Paraná, federada ao Grande Oriente do Brasil (GOB) e jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil- Paraná (GOB-PR)