Maçonaria

Dogma e moral na Maçonaria

Muito se fala, mas pouco se esclarece sobre esse tema. Dogma é um termo de origem grega que significa literalmente “o que se pensa é verdade”

yztu9d9e 1584430659

Muito se fala, mas pouco se esclarece sobre esse tema. Dogma é um termo de origem grega que significa literalmente “o que se pensa é verdade”. Na antiguidade, o termo estava ligado ao que parecia ser uma crença ou convicção, um pensamento firme ou doutrina. Posteriormente, passou a ter um fundamento religioso em que caracteriza cada um dos pontos fundamentais e indiscutíveis de uma crença religiosa. Pontos inquestionáveis, uma verdade absoluta que deve ser ensinada com autoridade. Além do Cristianismo, os dogmas estão presentes em outras religiões como o Judaísmo e o Islamismo. Os princípios dogmáticos são crenças básicas pregadas pelas religiões, que devem ser seguidas e respeitadas pelos seus membros sem nenhuma dúvida. Quem os rejeita pode incorrer em crimes variáveis de acordo com a religião.

Na Igreja Católica, o crime de heresia aconteceu no período da Idade Média, em que as pessoas acusadas eram excomungadas ou perseguidas através da Inquisição.

A Maçonaria possui em sua filosofia um ensinamento que pode ser expresso em um simples ditame: “Proteja os oprimidos dos opressores; e dedique-se à honra e aos interesses de seu País”. Maçonaria não é especulativa e nem teórica, mas experimental, não sentimental, mas prática. Ela requer renúncia e autocontrole. Ela apresenta uma face severa aos vícios do homem e interfere em muitos de nossos objetivos e prazeres. Penetra, além da região do pensamento vago, além das regiões em que moralizadores e filósofos teceram suas belas teorias e elaboraram suas esplêndidas máximas, alcançando as profundezas do coração, repreendendo-nos por nossa mesquinhez, acusando-nos de nossos preconceitos e paixões e guerreando contra nossos vícios. É uma luta contra paixões que brotam do seio dos mais puros sentimentos, um mundo onde preconceitos admiráveis contrastam com práticas viciosas, de bons ditados e más ações; onde paixões não são apenas refreadas pelos costumes e pelos cerimoniais, mas se escondem por trás de um véu de bonitos sentimentos.

O verdadeiro maçom identifica a honra de seu País como a sua própria. Nada conduz mais à glória e à beleza de um País do que ter a Justiça administrada a todos de igual modo, a ninguém negada, vendida ou preterida. Não se esqueçam, pois, daquilo a que você devotou quando entrou na Maçonaria: defenda o fraco contra o truculento, o destituído contra o poderoso, o oprimido contra o agressor! Mantenha-se vigilante quanto aos interesses e à honra de teu País! E possa o Grande Arquiteto do Universo dar-lhe a força e a sabedoria para mantê-lo firme em seus altos propósitos.

Isso tem existido por todas as épocas. O sentimentalismo católico tem muitas vezes acobertado a infidelidade e o vício. A retidão dos protestantes apregoa, frequentemente, a espiritualidade e a fé, mas negligencia a verdade simples, a candura e a generosidade; e a sofisticação do racionalismo ultraliberal em muitas ocasiões conduz ao céu em seus sonhos, mas chafurda na lama de suas ações.

 

YASSIN  TAHA

Deputado Federal GOB

Você também poderá gostar

Dogma e moral na Maçonaria

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Dogma e moral na Maçonaria

Loja Maçônica Perseverança

Loja Maçônica Perseverança n.º 159 de Paranaguá, precursora da Maçonaria no Paraná, federada ao Grande Oriente do Brasil (GOB) e jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil- Paraná (GOB-PR)