Nayá Maria do Prado Castilho de Pereira nasceu no dia 13 de outubro de 1955, na cidade de Londrina. Filha de João Gomes do Prado e da professora Maria Ângela Lopes de Pereira. Ainda na infância, Nayá mudou-se com seus pais para Paranaguá, cidade onde fixaram residência. Concluiu o ensino primário no Colégio Estadual Estados Unidos da América, logo em seguida, ingressou no ensino científico no Colégio José Bonifácio. Foi aprovada no vestibular da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Paranaguá para o curso de licenciatura em Matemática.
No ano de 1977, Nayá casou-se com João Ricardo de Castilho Pereira Filho, com quem teve três filhos, João Ricardo, João Paulo e João Henrique. Foi aprovada em 1º lugar no concurso da Prefeitura de Paranaguá. Ao longo de sua carreira, lecionou em diversas escolas públicas e colégios particulares, entre as quais a: Escola Municipal Presidente Castelo Branco, também atuou como professora de Desenho Mecânico e Matemático, no SENAI.
Durante sua trajetória, Nayá foi bastante atuante no escotismo. Ingressou nesse movimento no ano de 1985, e tornou-se a primeira chefe feminina de guia escoteiro, no Litoral do Paraná. Infelizmente, a professora Nayá faleceu no dia 4 de outubro de 1987.
Foi uma excelente professora, uma pessoa alegre e que até hoje é lembrada pelo seu trabalho e dedicação nas atividades ligadas à educação e ao escotismo. Como homenagem, o seu nome batiza a escola “Nayá Castilho” criada no dia 29 de julho de 1988, sob a gestão do prefeito Waldir Salmon. Nayá foi também homenageada pelo Grupo de Escoteiros Comandante Santa Rita que criaram a tropa “Nayá Castilho”.
Priscila Onório Figueira
Historiadora
Agradecimentos especiais a João Ricardo de Castilho Pereira Filho
Bibliografia utilizada: Folha do Litoral, edição publicada em 10 de agosto de 2001.