Iria Cândida Corrêa nasceu em Paranaguá, no dia 20 de outubro de 1839. Aos 10 anos foi matriculada no Colégio Particular Feminino James, das britânicas Jéssica e Willie James, onde se destacou nas aulas de música e na pintura. Iria morou durante toda a sua vida com a sua família numa casa, situada na antiga Rua Bom Jesus, atualmente, essa rua se chama Marechal Alberto de Abreu e a casa já não existe mais, era a penúltima do lado esquerdo, antes de chegar na atual Rua XV de novembro.
Iria começou a pintar por encomendas, dava aulas e, por um determinado momento, sustentou sua família com seu trabalho. A artista produziu obras em crayon, pastel, aquarela e óleo. Entre os temas retratados estavam imagens de santos, paisagens, naturezas-mortas e retratos. Iria Corrêa é considerada a primeira mulher a se dedicar profissionalmente à pintura no Paraná. Iria Corrêa foi contemporânea de figuras como Júlia da Costa e Fernando Amaro e é considerada uma das mulheres mais instruídas de seu tempo. Seu pioneirismo está na carreira que desenvolveu como artista, em uma época em que as mulheres eram quase invisíveis enquanto profissionais. Iria faleceu aos 48 anos, em 14 de março de 1887.
De acordo Leôncio Correia, conforme nos cita e informa Juliana Menezes “ No lar, cingida por excelsas virtudes cristãs, aos esplendores de cuja ternura e bondade, que se lhe depararam os maiores confortos e os melhores estímulos para atravessar, sem desfalecimentos, as vicissitudes que o caminho que lhe indicava sua consciência reta e esclarecida. Falar dessa insigne pintora é plasmar um hino de reverberações. O nome de Iria, consagrado pela crítica, irrestritamente, como a primeira pintora do Paraná, esquecida e/ou ignorada de seus contemporâneos e, atualmente, de seus conterrâneos, deve resplandecer no plano que lhe cabe, suscita como sendo a precursora da Arte no Paraná, quando esta estava ainda em fase embrionária. Deve ser relevado como atestado de educação cívica e do sadio patriotismo das gerações presentes às de amanhã” (MENEZES, 2010, p.148).
Referências:
Menezes, Juliana, Uma Pintora Personagem – IRIA CÂNDIDA CORRÊA – BOLETIM IHGPR, LXII, 2010.
Mostra em foco Iria Correa no Museu Paranaense: Disponível em: https://folhadolitoral.com.br/cultuando/mostra-em-foco-iria-correa-no-museu-paranaense. Acesso em: 19/10/2022
Almir Silvério da Silva
Diretor do Museu da Imagem e do Som- IHGP