O Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá – IHGP, fundado em 1931, completará 86 anos de existência no próximo dia 26 de setembro.
Trata-se de uma instituição privada, sem fins lucrativos e que complementa atividades culturais e científicas exercidas pelo poder público. Tem como objetivo principal preservar a história de Paranaguá e de todo o litoral paranaense, a história dos municípios, de seus moradores e da natureza.
É evidente que para uma instituição como essa chegar aos 86 anos teve e tem o trabalho de pessoas que lhe dedicam uma parte do seu tempo para que o legado deixado por seus fundadores seja preservado e para que continue cumprindo com seus nobres objetivos.
Nos seus 86 anos vamos dedicar nossa gratidão ao Dr. Alceu Maron, que recém deixou o palco da vida terrena. Este homem que participou da vida política de Paranaguá e que colaborou com seu desenvolvimento, permaneceu 13 anos à frente do IHGP, o que não é tarefa fácil, pois bem sabemos que quando alguém assume uma instituição poucos são os que ajudam e muitos são os que criticam, isso não é novidade, faz parte da trajetória humana.
Passando por todas essas situações o Dr. Alceu Maron manteve-se firme na condução do IHGP, administrando a sede, promovendo reuniões mensais abertas ao público, abrindo as portas para estudantes, pesquisadores, enfim, para todos os moradores e visitantes do litoral, promoveu intercâmbios entre os diversos Institutos Históricos existentes no Brasil e entidades congêneres, criou o Museu da Imagem e do Som – MIS e trabalhou incansavelmente para que viesse à luz a publicação do livro de Antonio Vieira dos Santos numa linguagem mais moderna.
O Dr. Alceu Maron era formado em Ciências Jurídicas e Economia, foi Vereador, Presidente da Câmara de Vereadores, trabalhou na Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina e foi também Presidente da CAGEPAR. Na sua gestão, na década de 70, a água tratada chegou à Ilha dos Valadares e à comunidade de Encantadas, na Ilha do Mel.
Nada mais justo do que lembrarmos desse Presidente do IHGP extremamente dedicado e que muito ensinou aos seus sucessores, porém, deixamos claro que a sua lembrança não se dá apenas em datas especiais, pois é lembrado no cotidiano do IHGP.
Guadalupe Vivekananda
Presidente