Jorge Fujita e Jornal Folha do Litoral News foram reconhecidos pelos trabalhos prestados em prol da cultura local
[videoyoutube]GQk5lwCKTz8[/videoyoutube]
O Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá realizou na noite de segunda-feira, 23, uma sessão festiva em comemoração aos 370 anos de Paranaguá. O encontro aconteceu no auditório do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) sendo marcado por várias homenagens.
A presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá, Guadalupe Vivekananda, abriu a cerimônia após a audição do hino de Paranaguá. Ela saudou os convidados enfatizando que o momento é de evidenciar aqueles que fazem algo de positivo pela cidade, no sentido de resgatar a memória e preservar a cultura. “Nós estamos muito felizes por prestar homenagens em uma noite descontraída na semana comemorativa dos 370 anos de Paranaguá. Para nós é uma honra poder reconhecer o trabalho de quem propaga o amor pela cidade”, ressaltou.
Na ocasião, foi feita a apresentação do filme “IbiKa‘aysara”, dirigido por Kendy Fujita. O documentário de 15 minutos mostra o porto, a cidade e a Ilha do Mel.
Jorge Fujita recebeu homenagem pelo trabalho prestado em prol da cidade
O filme chamou atenção por causa da aplicação de técnicas modernas, evidenciando pontos pouco percebidos no dia a dia. De acordo com Kendy, a técnica utilizada é uma compilação de inúmeras fotos sequenciadas, sendo que para este filme, foram utilizadas cerca de 30 mil fotos. O filme já foi apresentado com sucesso em Curitiba em dezembro do ano passado.
A noite festiva também contou com a presença do professor e contador de histórias Cleber Fabiano. “São fatos da cultura popular que eu observo em minhas viagens por várias regiões e transmito de forma verbal para resgatar a arte de contar histórias e contos”, explicou.
Antonio Gebran (Folha do Litoral), Guadalupe Vivekananda ( Presidente do IHGP), Ceres Martins (Vice-presidente) e Dr. Nilson Cardoso de Miranda durante as homenagens.
HOMENAGENS
O fotógrafo Jorge Fujita foi homenageado pelo Instituto Histórico recebendo uma placa como reconhecimento pelo trabalho realizado há mais de 40 anos. Fujita é o principal responsável pelas imagens de Paranaguá dos anos de 1970 e 1980, e seu pai que também era fotógrafo captou imagens da cidade nas décadas de 1940 a 1960. “Somos três gerações envolvidas no mesmo trabalho e no mesmo amor, que é registrar Paranaguá”, destacou Fujita, pai de Kendy, o qual lançou o filme “IbiKa‘aysara”.
Antonio Saad Gebran recebeu a homenagem em nome da Folha do Litoral News pelo trabalho de valorização da cultura
O Jornal Folha do Litoral News também foi homenageado pelo trabalho de valorização da cultura e da história local. Uma placa foi entregue ao diretor Antonio Gebran Sobrinho como reconhecimento pelo trabalho realizado na área da comunicação. “Nós não podemos perder essa paixão por Paranaguá. E é isso que hoje presenciamos aqui através dos vídeos e homenagens prestadas pelo Instituto Histórico e Geográfico que sempre reforçou esse propósito. Muito obrigado pelo reconhecimento, pois investir em Cultura e Educação é fortalecer as nossas raízes”, destacou.
A reunião encerrou com um vídeo da Folha do Litoral News, em homenagem ao trabalho realizado por Jorge Fujita. Foi mostrada uma série de imagens de Paranaguá das décadas de 1960 e 1970, e também fotos atuais captadas pelo fotógrafo, sintetizando em poucos minutos uma vida inteira de trabalho voltado a registrar Paranaguá.
Cleber contador de histórias interagiu com o público