Nos últimos meses recebemos no Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá – IHGP visitas de escolas, uma delas foi o Colégio Estadual Cidália Rebello Gomes.
Como já havíamos comentado em artigos anteriores, é saudável ter curiosidade e procurar saber a história da rua onde moramos, daqueles que lhes dão o nome e a mesma atitude devemos tomar para tudo o que nos cerca, inclusive a escola.
Então, quem foi Cidália Rebelo Gomes? Teresa Jussara Luporini escreveu sobre essa educadora em 1992. Diz a autora que em 26 de fevereiro de 1926 a professora Cidália foi nomeada para reger a, então, Escola Mixta de Valadares, que em 1953 passou a chamar-se Grupo Escolar Valadares.
Comenta ainda que, inicialmente, a professora Cidália dava aula em salas de casas de famílias, depois foi construída uma instalação de madeira para ser destinada à escola. Em 1967 o Grupo Escolar Valadares recebeu o nome de Escola Estadual Cidália Rebello Gomes e em 1982 Escola Estadual Cidália Rebello Gomes, oficialmente com dois “L” no sobrenome, diferente da Certidão de Nascimento da professora Cidália.
A professora Cidália nasceu em Paranaguá em 21/06/1893 e faleceu também em Paranaguá em 04/05/1966. Era filha de Antonio Gonçalves Rebelo e de Maria Pereira Rebelo. Casou em 14/04/1920 com Vicente de Paula Gomes e tiveram seis filhos, nem todos sobreviveram, apenas Dorah e Dagmar, no entanto, a professora Cidália tinha muitos filhos do coração, pois costumava abrigar aqueles que desejavam estudar, oriundos de outras localidades.
Dedicou-se muito aos estudos e em 1936 concluiu o Curso Normal em Paranaguá. Aposentou-se em 1963 com 42 anos de serviço, destes, 37 dedicados à comunidade da Ilha dos Valadares.
Era uma pessoa dedicada e destemida, pois iniciou sua carreira na comunidade do Saco do Tambarutaca e depois foi trabalhar em Valadares, que eram lugares difíceis de chegar. Mesmo que as condições do tempo não fossem favoráveis lá estava Cidália trabalhando. Extrapolava suas funções, pois dedicava-se de corpo e alma a outras necessidades da comunidade de Valadares.
Assim, conhecemos um pouco dessa dedicada educadora e, com certeza, há muito mais a pesquisar.
Guadalupe Vivekananda
Presidente – IHGP