conecte-se conosco

Inspire-se com Luciana Costa

Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Celebrado em 15 de junho, o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa destaca-se como um marco fundamental na defesa dos direitos humanos e da dignidade das pessoas idosas

Publicado

em

Celebrado em 15 de junho, o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa destaca-se como um marco fundamental na defesa dos direitos humanos e da dignidade das pessoas idosas, um dos grupos mais vulneráveis de nossa sociedade.

Instituído em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU), esse dia tem como objetivo sensibilizar a sociedade global sobre a prevalência e a gravidade da violência contra a população idosa, instigando uma mudança de mentalidade que vise a erradicação dessas práticas.

A violência contra idosos apresenta-se de várias maneiras, podendo ser física, psicológica, sexual, financeira ou até mesmo expressa na forma de negligência. Tais abusos são violações dos direitos humanos e impedem que a pessoa idosa viva com dignidade e segurança.

De acordo com dados da OMS, 1 em cada 6 idosos já foi vítima de algum tipo de violência. Mais alarmante é o fato de que apenas 1 em cada 24 casos de abuso contra idosos é notificado, ressaltando a invisibilidade dessa questão.

No Brasil, durante a pandemia da COVID-19, a violência contra idosos aumentou, com um incremento de 59% nas denúncias registradas, conforme dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Logo, o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa nos remete à responsabilidade coletiva de proteger e cuidar dos mais vulneráveis. A sensibilização e a educação são passos fundamentais para combater essa violência e assegurar a dignidade e o respeito a todos os idosos.

Portanto, é crucial a reflexão sobre nossas ações, apoiemos iniciativas de combate à violência contra idosos e promovamos uma cultura de respeito, dignidade e cuidado com aqueles que tanto contribuíram para nossa sociedade. A valorização e a proteção da pessoa idosa são compromissos que todos devemos assumir.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress