conecte-se conosco

História, Memória e Patrimônio

Santa Casa de Paranaguá

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Paranaguá tem sua origem ligada à história da Sociedade Patriótica dos Defensores da Independência e Liberdade Constitucional e à Capela do Senhor Bom Jesus dos Perdões, em 8 de dezembro de 1836

Publicado

em

A primeira Santa Casa do Brasil foi fundada por Brás Cubas, na cidade de Santos, em 1543. As Irmandades de Misericórdia, com suas Santas Casas, foram responsáveis pela assistência médico-hospitalar no Brasil durante os quatro primeiros séculos de colonização. A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Paranaguá tem sua origem ligada à história da Sociedade Patriótica dos Defensores da Independência e Liberdade Constitucional e à Capela do Senhor Bom Jesus dos Perdões, em 8 de dezembro de 1836. O compromisso da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Paranaguá foi aprovado pelo Bispado da Diocese de São Paulo por meio da Provisão de 28 de fevereiro de 1836.

A vila era carente de assistência médico-hospitalar, apresentando alto índice de mortalidade e alta natalidade. O estado sanitário, em todas as cidades e vilas litorâneas, era bastante precário. Inexistiam serviços de saneamento, e as epidemias eram frequentes, incluindo surtos de varíola e diversas endemias. Em 1838, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia iniciou a construção do seu hospital, junto à Capela do Senhor Bom Jesus dos Perdões. Nesse mesmo ano, o Dr. Guilherme Wylie foi encarregado de atender os enfermos.

Em 19 de maio de 1880, o hospital teve a honra de receber Dom Pedro II durante visita à Província do Paraná, quando aportou em Paranaguá para o início dos trabalhos de construção da Estrada de Ferro, no trecho Paranaguá-Curitiba. Em 1897, o presidente do Paraná, José Pereira de Santos Andrade, teve a ideia de construir, em Paranaguá, um edifício para o Asilo da Infância Desamparada, na Praça Pires Pardinho, também chamada de Campo Grande. Esse edifício ficou sob a tutela da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, tendo como provedor João G. Guimarães.

Este novo prédio foi inaugurado em 3 de junho de 1900, com grande número de irmãos e devotos, ocorrendo em seguida a procissão da imagem de Nossa Senhora da Conceição, da Capela do Senhor Bom Jesus dos Perdões para a capela provisória do novo hospital. Celebrou-se uma solene missa inaugural e a bênção das instalações. Em 15 de novembro de 1922 foi inaugurado o pavimento superior. Na marcante história da Santa Casa de Misericórdia, que nasceu da proposta de seu principal fundador, Manuel Francisco Correia Júnior, em 1835, há mais de cem anos, encontra-se um rastro luminoso de amor e trabalho, engrandecendo sua altruística finalidade: a “Caridade Cristã”.

Em alta