Ao longo dos séculos, o caboclo do litoral desenvolveu um profundo temor pelo sobrenatural. Esse medo era transmitido de geração em geração por meio de histórias e lendas, que eram cada vez mais enriquecidas pela imaginação popular.
Entre as crenças, destacavam-se as “almas penadas”, espíritos de pessoas perversas ou amaldiçoadas que, nas noites de lua cheia, vagavam em uivos e lamentações, fazendo penitência por suas maldades.
O “Boitatá” era outro espírito temido, conhecido por seu olho de fogo que brilhava na escuridão e perseguia aqueles que vagavam à noite.
A “mula sem cabeça” era uma criatura amaldiçoada, resultado de pecados relacionados a amores proibidos. Ela se transformava em um animal que corria pelos campos e matas, soltando faíscas com as ferraduras nas patas. Muitos afirmavam ter ouvido os cascos desses seres malignos, e aqueles que diziam ter visto algo sobrenatural eram respeitados.
As “bruxas” eram temidas por sugarem o sangue dos bebês quando ficavam sozinhas. Para evitar isso, deixava-se uma tesoura aberta presa na corda da rede onde a criança dormia, acreditando-se que isso afastava a “bruxa” que sugava o sangue pela moleira da criança.
Outro mito era a “cobra caninana”, uma serpente não venenosa que entrava nas casas à procura de pequenos animais. A lenda dizia que ela se aproximava das mulheres amamentando para beber o leite. Acreditava-se que a cobra colocava a ponta da cauda na boca da criança para que o bebê não chorasse e não acordasse a mãe.
O caboclo também temia o “mau olhado” de pessoas invejosas, que poderiam causar o ressecamento das plantas, a morte de animais ou a doença de crianças com um simples olhar. Para proteger os filhos, era comum costurar uma oração em um pedaço de pano e pendurá-lo no pescoço da criança, conhecido como “patuá”.
Ainda sobre amuletos, usar dentes de alho ao redor do pescoço da criança também era uma prática comum para protegê-la de convulsões. Outra superstição envolvia a semente de “sapatina”, acreditando-se que ela afastava problemas relacionados à dentição. A sapatina é a semente de uma árvore chamada guapiruvu.
Assim, sem compreender a origem dos problemas, o cabloco atribuía seus males a forças sobrenaturais, alimentando o medo e a superstição. Embora para alguns seja apenas um dia comum, para outros, a sexta-feira 13 é uma oportunidade de se aventurar em atividades que desafiam suas crenças sobre a sorte e o azar, refletindo como as superstições antigas ainda têm um impacto cultural significativo.
E você, caro leitor, vai evitar passar embaixo de escadas, nesta sexta-feira 13? Eu, podendo, dou uns passos a mais nos desvios. Vai que…Texto baseado nos originais de Vera Beatriz Ribeiro Langowiski, CRENDICES SUPERSTIÇÕES.