História, Memória e Patrimônio

Alberto Santos Dumont

No dia 6 de maio de 1916, um vagão especial chegou a Paranaguá trazendo o grande brasileiro Alberto Santos Dumont. Nessa data, foram realizadas solenes celebrações em homenagem ao distinto ...

ksovpy

No dia 6 de maio de 1916, um vagão especial chegou a Paranaguá trazendo o grande brasileiro Alberto Santos Dumont. Nessa data, foram realizadas solenes celebrações em homenagem ao distinto aeronauta brasileiro, comemorando seu triunfo na solução do difícil problema da dirigibilidade dos aeróstatos, um feito que encheu de glórias a nação brasileira. Os festejos foram organizados pela Associação Paranaguense dos Empregados no Comércio, cujo presidente era o Cap. Carlos Eugênio de Souza, contando com a colaboração do Clube dos Operários e de diversas pessoas, que participaram com grande satisfação.

As comemorações incluíram passeatas com bandas musicais ao amanhecer e uma sessão cívica no Teatro Santa Celina, presidida pelo Prefeito, Cel Theodorico Júlio dos Santos. Dentre outros oradores, Manoel Antônio Sidney, orador oficial, discursou brilhantemente sobre o tema. 

O evento contou com a presença de autoridades do poder público local e federal, representantes de associações, comunidades escolares e muitos cidadãos comuns.

Após a sessão, formou-se um grande desfile com diversas associações, escolas públicas, autoridades e uma grande quantidade de pessoas, percorreu várias ruas da cidade, dispersando-se na Rua Gal Carneiro, à beira-mar. 

Ali, foram realizadas regatas sob a direção do Capitão do Porto, Capitão Tenente Júlio Alves de Brito. À noite, quase todas as casas da cidade exibiam fachadas iluminadas, proporcionando um aspecto deslumbrante. Uma multidão, acompanhada por bandas de música, percorreu várias ruas da cidade, aclamando o nome do ilustre visitante. Quando o cortejo chegou à Praça Pires Pardinho, diversos balões e muitos fogos coloridos foram lançados ao ar.

Em seguida, o ilustre Pai da Aviação seguiu viagem para Antonina em uma lancha de nome Anna. Chegando em Antonina no final da tarde, esteve na Câmara Municipal e também foi recepcionado na residência do historiador Dr. Ermelino A. de Leão. Às 15 horas, desembarcou no Cais Municipal onde as autoridades o aguardavam, o Prefeito Cel. Antônio Ribeiro Macedo, uma comitiva de Curitiba que incluía universitários da capital. 

Encerradas as homenagens, retornou de automóvel à capital do estado.

AD 4nXeHcKa3QPEe1czuk0oUfY f04kz7wVKBYOcO3bX9S 03gfaKz35zqcW4xqRNblXgeSWRPzVvMl TeUNjINQLZ1u9gV6GJTb1eYiFfo0zRwgAooScoXf3IaoyZELwEZ 0KjTC4uKB4 BRrhInP

Imagem arquivo Fujita, IHGP, sem data.

Em Paranaguá, existiu um monumento a Santos Dumont. Localizava-se entre as Ruas General Carneiro e João Estevão, no espaço existente entre o atual Ginásio de Esportes Albertina Salmon e o prédio da Câmara dos Vereadores de Paranaguá. Era um monumento em concreto representando as asas do avião “14 Bis”. Gravados nessas asas, havia vários elementos componentes da história da aviação. Na sua parte frontal, havia uma placa, também em concreto, com as seguintes inscrições: “PARQUE SANTOS DUMONT ALBERTO SANTOS DUMONT PAI DA AVIAÇÃO NASC. EM 20 DE JULHO DE 1873 NO ANO DO SEU CENTENÁRIO (1973) PREFEITURA DE PARANAGUÁ.”

Por motivos que não conseguimos descobrir, o monumento foi destruído para a construção do Palácio Carijó.

Referência: Monumentos, Igrejas e Edifícios Históricos de Paranaguá. Bernadete Brito Gomes – 2001.

Você também poderá gostar

Alberto Santos Dumont

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Alberto Santos Dumont

Hamilton Ferreira Sampaio Júnior

Hamilton Ferreira Sampaio Júnior é pesquisador de história e genealogia, formado em Teologia e licenciado em História. Faz parte da Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia e do Departamento Cultural do Club Litterario de Paranaguá, sendo também sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá. Atua em projetos históricos de resgate de memória, livros comemorativos e biografias, além de projetos museológicos e pesquisas documentais para segunda cidadania. Seu mais recente trabalho foi o livro comemorativo dos 100 anos da Associação Comercial Agrícola e Industrial de Paranaguá.