No ano de 1927, o governo brasileiro autorizou a empresa alemã Condor Syndikat, sediada em Berlim, a operar voos experimentais de hidroaviões entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul, com escalas em Santos, Paranaguá, São Francisco do Sul e Florianópolis. Isso fazia parte de um plano de expansão para conectar o país de norte a sul.
O voo inaugural em Paranaguá ocorreu em janeiro de 1927, marcando a abertura do aeroporto da Condor, situado às margens do rio Itiberê.
Neste dia, o hidroavião “Guanabara” trouxe passageiros ilustres do Rio de Janeiro, incluindo o diretor da empresa, Max Sauer, e autoridades.
Durante a cerimônia, o Cel. Hermógenes, representante da Condor em Paranaguá, fez um discurso, e o presidente do estado, Caetano Munhoz da Rocha, agradeceu à Condor pela contribuição às comunicações e elogiou a comunidade alemã pelos benefícios trazidos ao estado. Houve, na ocasião, até o batismo de outro hidroavião, o “Iguaçu”, que teve uma garrafa de champanhe quebrada contra a aeronave.
Após a cerimônia, ocorreu um voo inaugural com o presidente do estado e outras autoridades a bordo do “Guanabara”.
Max Sauer destacou em seu discurso a visão do presidente Washington Luís sobre a importância das comunicações, ressaltando o papel essencial da aviação nessas conexões.
De 1928 a 1938, a cidade de Paranaguá fez parte das escalas da linha aérea da empresa Condor Syndikat, que ligava o Rio de Janeiro a Porto Alegre.
Embarcava-se às 11h em Paranaguá e chegava-se ao Rio de Janeiro às 15h, após a escala em Santos, um feito notável para a época. Durante o ano de 1928, foram realizados 772 voos, totalizando 366.000 quilômetros percorridos.
Nos primeiros três meses do ano de 1928, a Condor Syndikat realizou 50 viagens regulares entre o Rio de Janeiro e Porto Alegre, transportando 475 passageiros.
Além da Condor Syndikat, a Panair também fazia escala em Paranaguá nos anos 1930. A Condor manteve essa escala até 1938, e a Panair, até 1940.
Em agosto de 1942, o Brasil declarou guerra à Alemanha. Três dias depois, a Condor foi nacionalizada. A diretoria da empresa, composta por alemães, foi substituída por brasileiros nomeados pelo regime de Getúlio Vargas. Em janeiro de 1943, a empresa mudou seu nome para Serviços Aéreos Cruzeiros do Sul Ltda., que viria mais tarde a se tornar a VARIG.
Ref: CARDOSO, Marcelo. Kondor Syndikat. Disponível em: https://memoria790.blogspot.com/2020/05/condor.html. Acesso em: 2 jul. 2024.