A humanidade, cada vez mais mergulha no sofrimento, ainda que, um contra-senso, o progresso material lhe confira cada vez mais conforto e comodidade. E na mesma proporção que o progresso aumenta, assim também o sofrimento. E a humanidade, perplexa, se pergunta como isso é possível? A resposta está no distanciamento do homem da verdade. Assim dizem as Escrituras Sagradas, no livro de Jeremias: “Enganoso é o coração (do homem), mais do que todas as coisas, e perverso, quem o conhecerá” (Jr 17:9).
O homem, na sua quase totalidade, faz suas escolhas ditadas pelo coração, mesmo quando aparentemente sustentadas pela racionalidade. Mesmo quando sopesados prós e contras, no fim, ainda é o coração que dita o caminho. Isto porque está no coração o centro de nossas vontades. Muitos casamentos não resistem ao tempo (muitas vezes pouco tempo) porque, no momento da escolha do par, o coração nos leva a crer que essa pessoa é a ideal, porque nosso coração, às vezes, não vê o que deveria ver e, por ser coração humano, não enxerga o amanhã.
E sofrimento, a dor, a perda acontecem. Muitas vezes, também, o homem adquire bens materiais que seu coração, e a razão até, fazem ser necessários, se entende não ser mero consumismo. Todavia, mais adiante, essas escolhas se revelam prejudiciais, trazendo a dor, o sofrimento, a perda. E assim, muitos caminhos, escolhas, têm levado o homem ao sofrimento, à dor, às perdas. Tudo em face de procedermos segundo nosso coração. Mas DEUS, em seu INFINITO AMOR pela humanidade nos assegura que essa dor, sofrimento e perda, poderiam ter sido evitadas, e ainda podem, se o homem conhecesse e seguisse uma verdade que é a Palavra de DEUS: “A bênção do SENHOR é que enriquece, e ele não acrescenta dores” (Provérbios 10:22).
O homem, ao fazer suas escolhas, muitas vezes erra, pois se deixa levar por seu coração, ainda que acredite sinceramente nas razões desse coração, e por isso sofre. Mas bastaria uma simples pergunta, se essa escolha está no coração de DEUS? Com certeza, DEUS quer o melhor para nós e, por isso nosso coração, ditado pelas razões do coração de DEUS, fará escolhas que só nos enriqueceria, essas escolhas seriam sólidas, verdadeiras, jamais nos traria dor, sofrimento, perda, pois DEUS verdadeiramente nos AMA. O sofrimento pode ser evitado, basta conhecer e seguir a Palavra de DEUS.
1.ª Igreja do Evangelho Quadrangular
Rua Maneco Viana, 418 – Raia – Paranaguá
www.quadrangularparanagua.com.br