O plano de trabalho da CPI do BNDES prevê “análise minuciosa” de vantagens para a Justiça das informações obtidas em depoimentos de beneficiários de acordos de delação premiada, como Joesley JBS.
Apesar da promessa de controlar a frequência dos deputados, a Câmara nunca foi tão tolerante. Na quinta-feira, 17, o painel eletrônico para “registro de presença” foi aberto às 6h (!) da manhã. Isso permite que eles batam o ponto e corram para o aeroporto, pegando o primeiro voo para seus Estados. Suspensa pelo ex Eduardo Cunha, a manobra foi restabelecida pelo atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Ao contrário de todos os trabalhadores brasileiros, os parlamentares não registram a hora que saem do, digamos assim, trabalho. O painel da Câmara registrava a presença de 436 deputados, pelas 11h da manhã. Mas menos de 30 estavam presentes no plenário. Por que a presidência da Câmara manda abrir o painel de registro de presença às 6h da manhã? A resposta: “é comum acontecer isso.”
O registro de ponto foi aberto para sessão deliberativa extraordinária, na quinta-feira. Mas nada de importante foi deliberado, como é de costume.