Fábio Campana

Fabio Campana

A Procuradoria-Geral da República divulgou um balanço em que relata já ter apresentado ao Supremo Tribunal Federal (STF) 20 denúncias...

Três na chincha

A Procuradoria-Geral da República divulgou um balanço em que relata já ter apresentado ao Supremo Tribunal Federal (STF) 20 denúncias contra 59 acusados. Deste total, apenas cinco denúncias foram recebidas pela Suprema Corte, tornando réus os investigados. Duas são contra Eduardo Cunha, que foi cassado e está preso. Há outros três parlamentares que são réus no Supremo hoje. A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), na ação penal 1.003, que também tem como acusados seu marido, Paulo Bernardo, ex-ministro dos governos Lula e Dilma Rousseff; e o empresário Ernesto Kugler Rodrigues. Outro réu é o deputado federal Nelson Meurer (PP-PR), na ação 996, junto com Nelson Meurer Júnior e Cristiano Augusto Meurer, seus parceiros. Há grande preocupação em palácios de governos estaduais desde que Benedito Júnior, o BJ, ex-presidente da Odebrecht Infraestrutura, declarou ao TSE que em sua delação premiada à Lava Jato entregou 60 anexos em que detalha as operações feitas pela empreiteira para ajudar candidatos a governador. Cada anexo é uma história e pode ter mais de um envolvido.

Boa nova

O comércio externo brasileiro iniciou 2017 com as melhores condições em três anos. Segundo a Associação de Crédito de Comércio Exterior do Brasil (AEB), as exportações devem crescer 6,5% e chegar a US$ 197 bilhões. O resultado é puxado pela alta nas cotações das matérias-primas, como soja e minério de ferro, responsáveis por cerca de 60% das exportações

Chinfrim

A projeção de instituições financeiras para o crescimento da economia (Produto Interno Bruto – PIB ) este ano foi ajustada de 0,48% para 0,49%. Para 2018, a expectativa é que a economia cresça 2,39%. A projeção da semana passada era 2,37%.

Samek, inoxidável

O inoxidável Jorge Samek é diretor-geral da Itaipu desde 2003. E tudo indica que ficará ainda algum tempo no cargo. Há dois meses e meio Michel Temer anunciou o presidente da Copel, Luiz Fernando Vianna, da cota de Beto Richa, para o cargo. Até agora nada. Dos diretores anunciados com Vianna, dois não tinham as condições mínimas para exercer os cargos. O mandato dos diretores e de Samek vence no dia 17 de maio. Pode ser que então saia a nomeação dos novos. Mas há dúvidas.

Alvaro, o único

O senador Alvaro Dias recusou a polpuda aposentadoria dada aos ex-governadores, por considerá-la imoral, mesmo que seja legal. É o único ex-nativo que não recebe e luta para acabar com sinecura de alto custo para o erário.

Sai caro

Em crise financeira, os governos estaduais gastam pelo menos R$ 35,8 milhões por ano com o pagamento de pensões a ex-governadores e dependentes deles. Os pagamentos são legais, mas tramitam na Justiça várias ações que questionam essas pensões – no último dia 15, a Justiça da Bahia suspendeu por liminar (decisão provisória) o pagamento de pensão vitalícia a ex-governadores. Aqui, tudo segue como dantes.


A responsabilidade de artigos assinados e as opiniões neles expressas não refletem necessariamente as opiniões deste portal. A responsabilidade do autor se estende à correção ortográfica e demais regras gramaticais da língua portuguesa.

Você também poderá gostar

Fabio Campana

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.