Começo do fim
A crise está instalada. “Eles aproveitaram um projeto de combate à corrupção para se proteger”, afirmou o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima. “Vamos renunciar coletivamente à Lava Jato caso essa proposta seja sancionada pelo presidente”.
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na madrugada de ontem, por 313 votos a 132 e cinco abstenções, a possibilidade de juízes e membros do Ministério Público serem processados por crimes de abuso de autoridade. A reação de juízes e promotores foi imediata. “Viemos a público para denunciar o golpe mais forte desferido contra a Lava Jato concretamente em toda a sua história pelo Congresso Nacional”, afirmou o procurador Deltan Dallagnol, durante coletiva de imprensa na tarde de quarta-feira, 30. Segundo ele, com a decisão da Câmara, as 10 medidas contra a corrupção foram rasgadas. “A Câmara sinalizou o começo do fim da Lava Jato”, disse Dallagnol.
Traíras
Marquem aí os paranaenses que foram a favor da punição de juízes e promotores: Alfredo Kaefer (PSL), Assis do Couto (PDT), Dilceu Sperafico (PP), Edmar Arruda (PSD), Enio Verri (PT), Evandro Roman (PSD), Giacobo (PR), João Arruda (PMDB), Nelson Meurer (PP), Osmar Serraglio (PMDB), Takayama (PSC) e Zeca Dirceu (PT).
Nanico com os grandes
A Polícia Federal disse que o Grupo Bertin, uma pequena empresa, também participou da reforma do sítio de Atibaia. O Grupo Bertin ganhou um contrato na Belo Monte junto com as construtoras Andrade Gutierrez e OAS, por conta desta prestação de serviço. E andou aqui pelo Paraná em tour palaciano.
Lula na Federal
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou pouco antes das 17h de ontem ao prédio da Justiça Federal em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, para ser ouvido pela primeira vez pelo juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas ações da Operação Lava Jato na primeira instância. Chegou acompanhado por cerca de 20 militantes do PT que ficaram na frente do edifício. E com os advogados José Roberto Batochio e Roberto Teixeira. Para prestar depoimento, por videoconferência, como testemunha de defesa do deputado cassado e ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ).