Fábio Campana

Fábio Campana

A moçada do Movimento Ocupa Paraná diz que o menino assassinado em uma escola ocupada de Curitiba foi vítima das "correntes de ódio que...

Irresponsáveis

A moçada do Movimento Ocupa Paraná diz que o menino assassinado em uma escola ocupada de Curitiba foi vítima das "correntes de ódio que tomaram conta do Estado" e "é também vítima de um sistema que oprime e que não corresponde aos anseios da juventude." E se apressa em dizer que o menino não faz parte do Movimento para eximir-se de responsabilidade. Cabe a pergunta: e o Conselho Tutelar, os professores, os pais, o Ministério Público não têm responsabilidade sobre os adolescentes? Ninguém assume responsabilidade sobre o descalabro na Educação do Paraná.

Ora, os dois meninos, o que morreu e o que matou, são alunos da escola. Estavam drogados, o que não é incomum nos espaços da ocupação. E se há ódio vertendo de radicais fundamentalistas de esquerda e de direita, o mais grotesco é o que vemos em movimentos como o Ocupa Paraná, que mais serve à reação dos defenestrados do poder petista que a qualquer propósito louvável de melhorar a educação. É bom dizer que a educação por aqui não vai melhorar enquanto for dominada por interesses corporativos que se sobrepõem a tudo, inclusive à educação.

Pegou pesado

Alvo de ataques de Ney Leprevost (PSD) nos últimos dias, o governador Beto Richa (PSDB) decidiu quebrar o silêncio e chamou o deputado estadual de demagogo e oportunista. Ele revelou que, em troca do possível apoio do PSDB nesta eleição, Leprevost se comprometeu a pedir desculpas a ele publicamente pela postura adotada na Batalha do Centro Cívico, quando se colocou contra o governo.

Às falas

Beto ainda cobrou um posicionamento de Eduardo Sciarra, presidente estadual do PSD, e de Ratinho Jr., secretário do Desenvolvimento Urbano, em relação ao discurso do parlamentar. “Se houve rompimento [do PSD conosco], que tenham a dignidade de me avisar”, disse em entrevista.

Debates

Três debates marcados podem definir a eleição de Curitiba neste segundo turno entre Rafael Greca, do PMN, e Ney Leprevost, do PSD. O primeiro é o da Gazeta do Povo, hoje. O segundo será amanhã, às 18h, na rádio Jovem Pan, no horário de pique de audiência da emissora. O terceiro e último será o da RPC, decisivo, na sexta-feira à noite. Com o grande índice de indecisos, em um cenário de disputa empatada, o debate passou a ser fundamental.

Grande audiência

No clima a que chegou a disputa eleitoral, com alta dose de revelações nos ataques, os especialistas acreditam em grandes índices de audiência. O que não permite que qualquer um dos dois decida não comparecer, um gesto que sempre derrubou candidatos fujões.

Meio termo

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), líder do governo Beto Richa (PSDB) na Assembleia Legislativa, ofereceu aos estudantes a possibilidade de apresentar um projeto de lei que impeça parte da reforma do Ensino Médio de vigorar no Paraná. Atualmente, mais de 800 escolas públicas do Estado estão ocupadas por estudantes revoltados com a proposta de reforma enviada pelo governo Michel Temer (PMDB) ao Congresso Nacional.

Frases

“O juiz Moro, que se acha o superego da República, tem que dizer quais artigos do projeto da lei do Abuso de Poder (quando ficar pronto) impedem a ação da Justiça”.

Aloysio Nunes Ferreira, Líder do governo no Senado (PSDB)

“Dizer que nós temos que canonizar todas as práticas ou decisões do juiz Moro e dos procuradores vai uma longa distância”. Gilmar Mendes, ministro do STF

 


A responsabilidade de artigos assinados e as opiniões neles expressas não refletem necessariamente as opiniões deste portal. 
A responsabilidade do autor se estende à correção ortográfica e demais regras gramaticais da língua portuguesa.

Você também poderá gostar

Fábio Campana

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.