Juízes tomaram o poder
Para o jornal espanhol El País, o Brasil é o País em que os juízes tomaram o poder. Na reportagem que foi capa do periódico espanhol no domingo, as investigações da Operação Lava Jato são caracterizadas como o campo de batalha de um País "asfixiado pela corrupção". Com a condenação do ex-presidente Lula a nove anos e meio de prisão por lavagem de dinheiro e corrupção, juízes, procuradores e tribunais teriam chegado à medula do governo, segundo o jornal.
A denúncia contra o presidente Michel Temer, feita pelo Procurador-Geral, Rodrigo Janot, também foi lembrada. Assim como a reação de Temer: “Isso é um atentado contra nosso País. Não vou permitir que se questionem minha honra e minha dignidade. Não fugirei das batalhas”.
A reportagem ressalta que a escolha de Raquel Dodge como nova procuradora-geral, segunda mais votada, se trata de um aviso para quem acha que o País está nas mão de juízes. A decisão é vista ainda como uma tentativa de enfraquecer a denúncia de Janot antes da votação no Congresso.
Presidência como solução
Para Lula, segundo o El País, a solução para fugir da sentença da segunda estância seria atrasar os procedimentos até agosto do próximo ano e “rezar para vencer as eleições presidenciais”.
Desfaçatez
A emenda de Lula impede que, a partir de 2018, candidatos a presidente da República sejam presos até oito meses antes da eleição. De autoria do deputado Vicente Cândido (PT-SP), relator da reforma política, se aprovada, vai beneficiar o ex-presidente, condenado a nove anos e seis meses de prisão.
Causa própria
A proposta do deputado petista altera o artigo 236 do Código Eleitoral, que proíbe a prisão 15 dias antes do pleito.
PT pode perder
O PT deve perder a hegemonia na APP- Sindicato nas próximas eleições marcadas para o próximo dia 20. Duas chapas antagônicas disputam o pleito, mas a expectativa é que três grupos concorram. O movimento mostra o interesse pela mudança e o esgotamento dos professores na gestão do professor Hermes Leão, ligado à CUT, PT e à senadora Gleisi Hoffmann.