Há uma dificuldade enorme para a oposição admitir o sucesso do plano de ajuste fiscal no Paraná, o primeiro feito no Brasil e que provocou reações sociais contra o governo, mas que salvou o Paraná da crise aguda que assola o resto do País.
Um exemplo claro: enquanto o Paraná já pagou três salários em menos de 30 dias (novembro, 13.º e dezembro) que representaram R$ 5,1 bilhões, cerca de 1,5 milhão de servidores de cinco Estados não receberão na quinta-feira, 20, o 13.º salário ou terão de recorrer a empréstimos bancários para não ficarem sem o dinheiro no final de ano.
Estão nesta situação ao menos Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Sergipe. Outros três Estados – Acre, Ceará e Tocantins – e mais o Distrito Federal também poderão atrasar o pagamento do benefício ou do salário de dezembro.
Alvaro pede tempo
O Podemos, ex-PTN, está protocolando ação no Supremo querendo mais tempo de televisão para a campanha de seu candidato ao Planalto, Álvaro Dias (no Paraná, ele ganharia no primeiro turno). A alegação é que o TSE teria programado apenas dois minutos diários levando em conta sua antiga bancada de 2014, quando tinha quatro deputados. Hoje tem 16 parlamentares.
Achincalhada
A presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), foi hostilizada por uma passageira após voo de São Paulo a Brasília. O incidente ocorreu por volta de meio-dia, quando o avião já havia aterrissado na capital federal. Gleisi foi chamada de corrupta. “Você é uma ladra corrupta, você roubou dinheiro dos aposentados”.
Richa e Requião
Os desafetos de Beto Richa uivam de raiva diante das pesquisas de opinião. Qualquer uma delas. Todas mostram que ele deve se eleger senador em outubro de 2018. A outra vaga, por enquanto, é de Requião, que não sabe se vai ou fica. Se for, o mais provável é que se elejam ele e Requião.
Passa o chapéu
O PT vai começar uma campanha de arrecadação de recursos pela Internet. O crowdfunding, ou vaquinha, em bom português, será usado para levar a militância a Porto Alegre dia 24 de janeiro, quando o TRF-4 julgará o ex-presidente Lula.