A 10 meses das eleições, a disputa no Paraná está aberta. Vejam só: dos eleitores entrevistados pelo IRG, 65,24% não sabem em que vão votar para governador e 24,15% afirmaram que não votam em nenhum candidato na disputa do Palácio do Iguaçu. Os números para o Senado são maiores: 69,31% não sabem em que votar e outros 18,78% afirmaram que não votarão em nenhum candidato ao Senado.
Os números são menores para eleição presidencial: 49,12% não sabem em quem votar e 16,05% não votariam em qualquer candidato a presidente. “Os eleitores estão mais antenados com os escândalos na política do que para quem vão votar nas eleições de outubro. Em eleições anteriores, estes números não eram tão altos assim. Isto é um reflexo da atual conjuntura, o que dará mais trabalho aos candidatos convencer os eleitores”, explica o deputado federal João Arruda, do PMDB.
Lula fora
Lula agora sabe quando o Tribunal Regional Federal começará a decidir seu futuro, no dia 24 de janeiro, data do julgamento do recurso do ex-presidente contra a condenação no caso do Tríplex. Se os procuradores mantiverem a sentença de primeira instância, Lula ficará inelegível. Reservadamente, Sergio Moro tem dito que não cogita a possibilidade de o petista conseguir disputar a eleição de 2018.
Desista, Lula
Pré-candidato à Presidência em 2018, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) afirmou que a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é um “desserviço a ele próprio e ao país”, e que o julgamento do processo contra o petista pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), marcado para 24 de janeiro, “muda profundamente” o cenário para as eleições de 2018, caso Lula seja condenado e fique inelegível. Ao ser informado da data do julgamento, Ciro disse que torce para que o ex-presidente seja absolvido pelo tribunal mas que não concorra ao Planalto
Ratinho Jr candidato
Uma das manobras preferidas nesta fase da disputa eleitoral é dizer que o adversário não será candidato. A vítima agora é Ratinho Jr, que perde tempo desmentindo os concorrentes que dizem, como se fizessem grande revelação, que Ratinho Jr será mesmo candidato a senador.
Único sem obstáculos
Ora, pois, Ratinho Jr é o único que não tem qualquer obstáculo que lhe impeça disputar o governo do Paraná. Nem político, nem judicial, muito menos eleitoral. Ele passou a figurar na ponta em todas as pesquisas de opinião. É candidato e não há o que lhe faça mudar de ideia.