Coluna do Guru

Vai começar a temporada do pinhão no Paraná

Objetivo é garantir o consumo sustentável e proteger a reprodução da araucária.

Na quarta-feira, 1.º, a colheita e comercialização do pinhão devem ser liberadas à população, que poderá saborear o pinhão cozido, na chapa ou naquela deliciosa paçoca. As normas e instruções são estabelecidas com o objetivo de conciliar a geração de renda e proteger a reprodução da araucária, árvore símbolo do Paraná e ameaçada de extinção.

Mesmo sendo colhido na data permitida, a regulamentação proíbe, em qualquer data, o consumo e a venda das sementes verdes, quando o pinhão apresenta cor esbranquiçada e alto teor de umidade. Nesse estado, as pinhas podem conter fungos e ser prejudiciais à saúde. A recomendação é que a semente seja colhida de pinhas que já caíram, evitando também o risco de queda ao subir numa araucária.

De acordo com as normas ambientais, a pessoa que for flagrada na venda, transporte ou no armazenamento do pinhão antes de 1.º de abril está sujeita a responder a processos administrativo e criminal, além de receber auto de infração ambiental e multa, no último período de defeso o valor foi de R$ 300,00 para cada 60 quilos de pinhão. As denúncias sobre a venda irregular de pinhão e demais infrações ambientais, podem ser feitas no link “Fale Conosco”, no site do IAP (https://www.iap.pr.gov.br ), ou regionais do IAP e Polícia Ambiental.

Você também poderá gostar

Vai começar a temporada do pinhão no Paraná

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.