Connect with us

Coluna do Guru

TSE emite nota de esclarecimento sobre votos duplicados de candidatos

São falsas postagens nas redes sociais que afirmam que candidatos tiveram votos alterados pela Justiça Eleitoral

Publicado

em

TSE emite nota de esclarecimento sobre votos duplicados de candidatos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que são falsas postagens nas redes sociais que afirmam que candidatos pelo país tiveram votos duplicados ou alterados pela Justiça Eleitoral. Na última segunda-feira, 23,, durante uma atualização dos dados, ocorreu em algumas cidades e por poucas horas a visualização de dados sobrepostos referentes a votos de candidatos a prefeito e vereador. A situação foi constatada nas cidades de Curitiba (PR), Ilheus (BA) e Garanhuns (PE).

O TSE informou imediatamente a todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) a respeito do caso e fez as atualizações necessárias. Houve portanto, momentaneamente, uma sobreposição de dados e não uma duplicação de votos.

A apuração dos votos é conferível e auditável. Depois da votação, a urna emite um comprovante impresso chamado Boletim de Urna (BU), com a quantidade de votos a cada candidato. Os boletins são impressos em 5 vias e entregues a partidos. Além disso, é possível pedir acesso ao juiz da respectiva zona eleitoral. Os dados podem ser conferidos no site do TSE.  

Foto da fachada do TSE – Eleições 2020.

Foto: Abdias Pinheiro/ASCOM/TSE.

Leia também: Jardim Iguaçu, Vila Marinho e Ouro Fino receberão 10,5 km de asfalto